Aula 6 - Multimídia na educação e mapas conceituais


Objetivos:
Material de referência:

Atividades desta unidade
  1. Registrar sua participação na atividade. 
  2. Responder a enquete2. Esta enquete tem valor apenas para fins de auto-avaliação e servir de subsídio para verificar se a aprendizagem está ocorrendo adequadamente.
  3. Examinar os textos de referência apresentados e fazer uma reflexão sobre os tipos de inteligência que você considera mais passíveis de utilização nas atividades de ensino-aprendizagem em que você costuma estar envolvido com mais freqüência.  Examinar também alguns mapas conceituais sobre este assunto, construídos por alunos de turmas anteriores.
  4. Construir um mapa conceitual sobre o uso da teoria de Gardner  em uma atividade de  ensino-aprendizagem, apoiado por computador.
  5. Criar um mapa conceitual local para representar o resultado das conclusões de seu grupo, usando o software de Mapas Conceituais.
  6. Procurar uma ou mais imagens para ilustrar seu mapa conceitual trabalhando-as (compor/agregar/sobrepor, modificar, adaptar etc...) e agregando às caixas de conceito do seu mapa. Pode também agregar às caixas de conceito links (URLs) para páginas com explicações suplementares.

  7. Usar o editor gráfico Paint Shop para trabalhar as figuras.  Use a  e experimente os efeitos especiais que o editor gráfico oferece.
  8. Usar o software de Mapas Conceituais para compor  o mapa e depois de pronto, transferí-lo para o servidor onde ficarão os mapas agregados. Este software estará instalado nos equipamentos do laboratório mas poderá ser instalado em qualquer outros equipamento pois se trata de software de uso público para fins educacionais, desenvolvido pela Universidaded de West Florida. Informações suplementares sobre o software e o próprio software podem ser encontradas em: http://cmap.coginst.uwf.edu/

  9.  
  10. Envie o mapa conceitual produzido para o servidor de mapas conceituais usando o próprio programa de criação de mapas conceituais. Não esquecer de colocar no mapa, o nome de todos os integrantes do grupo.
  11. Registrar o nome do mapa conceitual produzido e o nome dos participantes do grupo no mural-B .


Alunos registrados na aula 6

Mural-B : Mapas conceituais produzidos

 © 2000 Liane Tarouco