Aula 12: Comportamentalismo e o computador como máquina de ensinar
Objetivos:
-
Relacionar os aspectos básicos da teoria comportamentalista
-
Descrever os aspectos mais relevantes da teoria comportamentalista e sua
aplicação na educação
-
Contruir uma sequência de material instrucional usando a técnica
de instrução programada
-
Analisar o uso desta tecnologia educacional no uso do computador na educação
O comportamentalismo (behaviourismo) apareceu no iníicio do século
20 com o argumento de que o foco da Psicologia humana deveria ser o comportamento
ou atividades do ser humano (Watson 1924), em vez de ser o aspecto mental,
tal como conscientização que tinha sido o foco do estudo
durante o final do século 19. Na educação, o comportamentalismo
está mais associado ao trabalho de Skinner, que estava focado ao
comportamento voluntário, deliberado que ele acreditava ser a maior
parte do repertório comportamental de um indivídio. Este
comportamento, que ele denominou operante, por que são a
forma de um indivíduo operar ou influenciar o ambiente são
afetados pelo que se segue a eles bem como pelo que os precede.
No behaviorismo, aprendizagem = exibir o comportamento apropriado
-
Treinam os estudantes a exibir determinado comportamento
-
Usam reforço positivo para o comportamento desejado
-
Usam reforço negativo para o comportamento desejado
A instrução programada é uma ferramenta de trabalho
nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner
de comportamento humano
-
apresentam a informação em seções breves
-
testam o estudante após cada seção
-
apresentam feedback imediato para as respostas dos estudantes
Referências
-
CAI-Computer
Aided Instruction
-
Busque conhecimento suplementar sobre o assunto em discussão, através
da instrução programada A
máquina de ensinar de Skinner
Atividades desta unidade
-
Revisar a tabela
com os trabalhos do semestre e avisar
se existe algum problema
-
Registrar sua participação na atividade.
-
Examinar os textos de referência apresentados
-
Produzir uma sequência de etapas de uma instrução
programada com no mínimo 10 etapas. Coloque a etapa e depois a resposta
esperada, em linha diferente e depois de cada resposta uma barra separadora.
Elaborar sua resposta usando um editor de HTML
-
Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula12, usando o mecanismo
de upload . Não
esquecer de colocar no texto HTML, o nome de todos os integrantes do grupo.
-
Registrar no mural o nome do arquivo produzido e a opinião de
seu grupo sobre esta tecnologia educacional.
© 1998 Liane Tarouco