Aula 9 - Analisando e enriquecendo os planos de atividade de ensino-aprendizagem

A aula 9 será dedicada a uma análise e revisão dos planos elaborados na aula anterior.

Buscar-se-á nesta atividade, através da análise daqueles planos, uma reflexão sobre os mesmos, com vistas ao seu aprimoramento, usando como referencial a teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner.

As múltiplas inteligências (veja descrições nas referência abaixo)
linguística ou verballógica-matemáticaespacialmusicalcinestésica-corporal interpessoalintrapessoal

A aceitação da Teoria das Múltiplas Inteligências de Gardner tem várias implicações para os professores especialmente no que tange à seus planos de atividades

A teoria estabelece que todas as sete inteligências são necessárias para a pessoa funcionar produtivamente na sociedade. Os professores, portanto, deveriam considerar todas as inteligências como igualmente importantes.

Isto constitui um grande contraste com os sistemas tradicionais de educação que tipicamente colocam uma grande ênfase no desenvolvimento e uso das inteligências verbais e matemáticas. A Teoria das Múltiplas Inteligências implica em que os educadores devam estruturar a apresentação do material em uma forma/estilo que envolva a maioria ou todas as inteligências.

Por exemplo, quando ensinando sobre a guerra da independência, um professor pode mostrar a seus estudantes mapas de batalha, tocar músicas revolucionárias, organizar uma peça com os alunos representando o fato, levar os alunos a ler uma obra sobre a vida naquela época. Este tipo de apresentação não apenas estimula os estudantes a aprenderem, mas também permite que o professor reforce o material de várias formas.

Ativando uma grande variedade de inteligências, ensinando desda maneira, pode facilitar um compreensão mais profunda sobre o assunto.

O computador e as redes de computadores podem fornecer elementos relevantes para alcançar este tipo de resultado, tal como é discutido no texto de Janaina Freire.

Um exemplo de uso desta teoria pode ser encontrado na experiência "As invasões holandesas e as múltiplas inteligências" abaixo referenciada.

Atividades

Enviar a resposta a estas perguntas por email para a professora



  • Referências
    1. Resumo da teoria das múltiplas inteligências extraido da palestra do Prof. Dr Nílson Machado
    2. CONCEPÇÕES DE INTELIGÊNCIA: DOS TESTES DE QI AO ESPECTRO DE COMPETÊNCIA Prof. Dr. Nílson José Machado Professor da Faculdade de Educação da USP - Palestra no 1 Congresso Paranaense de Instituições de Ensino
    3. Outro resumo da teoria das múltiplas inteligências extraído de INTERFERÊNCIAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO NOSSO CONHECIMENTO - José Manuel Moran - Artigo publicado na Revista INTERCOM - Revista Brasileira de Comunicação, São Paulo,Vol. XVII, n.2, Julho/Dezembro de 1994
    4. REDES INFORMÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E NOVOS PROCESSOS DE COGNIÇÃO - Janaína Freire - Mestranda na ECA-USP
    5. As invasões holandesas e as múltiplas inteligências
    6. A proposta pedagógica da ARS
    7. Howard Gardner on: Advances in Learning Theory