Aula 11:Behaviorismo e o computador como máquina de ensinar



No behaviorismo, aprendizagem = exibir o comportamento apropriado

Muitos educadores adotam o behaviorismo.

A instrução programada é uma ferramenta de trabalho nesta linha de ação e aplica os princípios de Skinner de comportamento humano

De acordo com esta teoria acredita-sa que bastava confirmando as respostas corretas e enfraquecendo as respostas que não deveriam ser adquiridas, uma máquina de auto-instrução poderia ensinar ...

"Sobre as máquinas de auto-instrução" 1930

Quando um exercício é corrigido e retornado após um retardo de horas ou dias, o comportamento estudante não é significativamente modificado. O retorno imediato oferecido por um dispositivo de auto-instrução, todavia, pode ter um efeito instrucional importante, permitindo ao estudante ter um papel ativo"

Máquinas de ensinar (1957)
"O processo de aprendizagem é agora melhor compreendido. Muito do que conhecemos vem do estudo do comportamento de organismos mais simples mas os resultados podem valer de forma surpreendente com pessoas".
“...formas específicas de comportamento pode ser estabelecidas e mantidas sob controle de classes específicas de estímulos"
Exemplos de tarefas:


Auto-instrução apoiada por computador

Modelo instrucional: regra exemplo prática
Programmed Instruction
CAI-Computer Aided Instruction

Sistemas de autoração para desenvolvimento de CAI-Computer Aided Instruction foram desenvolvidos para facilitar a criação de material instrucional.
Exemplos:

Alguns sistemas permitem ramificações, isto é, dependendo das respostas dos alunos, seguem por segmentos diferentes, repetindo e tentando reforçar os conceitos que os alunos não aprenderam (erraram as respostas).

Resultados observados


Atividades
  1. Busque conhecimento suplementar sobre o assunto em discussão, através da instrução programada A máquina de ensinar de Skinner
  2. Leia a tabela resumo sobre o behaviourismo e discuta com as colegas as questões ali apresentadas, enviando a resposta para a lista compedu-l@vortex.ufrgs.br