A Teoria de Exibição de Componente de David Merrill é baseada na mesma suposição da teoria de
Gagne, que diferentes classes de aprendizagem resultantes requerem diferentes procedimentos para
ensinar e contribuir. O CDT está interessado com conceitos ou princípio de ensino individual,
classifica objetivos em instruções de duas dimensões e formatos para prover controle de ensino.
O CDT abrange três partes: uma matriz performática/quantitativa do desejado nível de
performance do estudante (Lembranças Instanciais, Lembranças Generalizadas, Uso e Procura) e
tipo de conteúdo (Fato, Conceito, Procedimentos e Princípios), quatro formas
de aprensentação primária: Expositória (Regras, Exemplos) e Inquisitória (Lembranças,
Prática), e um conjunto de prescrições relatando o nível de performance e o tipo de
conteúdo para as formas de apresentação.
Exemplo de aulas:
O objetivo do resumo desta aula é que o estudente estára apto para formular da memória três
significantes eventos na história do microscópio.