Aula 9 - Ensino à distância como atividade síncrona
em tempo real
O Ensino à distância
como atividade síncrona em tempo real requer software e hardware
especial para capturar e transmitir dados, voz, e imagens de um ponto para
muitos ou mesmo de muitos para muitos. Esta abordagem constitui uma das
formas mais características de teleducação.
Um ambiente desta natureza favorece tanto atividades de ensino
num esquema mais tradicional (professor apresentando uma conferência
sobre o tema da aula) como também um ambiente de aprendizagem colaborativa.
Ferramentas de hardware e software são necessárias
para apoiar este tipo de interação e algumas delas serão
analisadas e discutidas nesta aula.
Condições de suporte, dinâmica
de classe, técnicas para engajamento dos participantes da videconferência,
bem como mecanismos de avaliação precisam ser
diferenciados neste cenário de teleducação. Estes
serão os temas principais da discussão nesta aula.
Atividades:
-
Registrar
a participação na aula
-
Tomar conhecimento do material de suporte às discussões e
buscar elementos adicionais para suportar a discussão sobre ensino
à distância usando videoconferência.
Colocar no mural
os URLs de material relevante e inspecionar os URLs indicados pelos colegas.
Esta atividade deve ser realizada de forma independente e individual
até as 10 horas.
-
Participar da videoconferência (penta2) usando o software CuSeeMe.
Mesmo que não exista câmara local, o software pode ser
trazido do ftp anônimo
da penta e instalado localmente. Horário da videconferência:
10-11 horas
-
Atividade de encerramento que será definida durante a videoconferência.
-
Produzir parecer e registrar no AulaNet
Referências iniciais
-
Ferramentas de
suporte para interação síncrona
-
Utilizando CuSeeMe como ferramenta de videconferência
-
MBONE
- Cristina Merchiors - UFRGS/PGCC
MBONE
- Herbet Luna Galiano - UFRGS/PGCC
-
Colaborative
and semiautonomous learning (cópia
local)
© Liane Tarouco 1999 liane@penta.ufrgs.br