Aula 9 - Ensino à distância como atividade síncrona em tempo real

O Ensino à distância como atividade síncrona em tempo real requer software e hardware especial para capturar e transmitir dados, voz, e imagens de um ponto para muitos ou mesmo de muitos para muitos. Esta abordagem constitui uma das formas mais características de teleducação.

 Um ambiente desta natureza favorece tanto atividades de ensino num esquema mais tradicional (professor apresentando uma conferência sobre o tema da aula) como também um ambiente de aprendizagem colaborativa.

 Ferramentas de hardware e software são necessárias para apoiar este tipo de interação e algumas delas serão analisadas e discutidas nesta aula.

 Condições de suporte, dinâmica de classe, técnicas para engajamento dos participantes da videconferência, bem como mecanismos de avaliação precisam ser diferenciados neste cenário de teleducação. Estes serão os temas principais da discussão nesta aula.


Atividades:

Referências iniciais

  1. Ferramentas de suporte para interação síncrona
  2. Utilizando CuSeeMe como ferramenta de videconferência
  3. MBONE - Cristina Merchiors - UFRGS/PGCC

  4. MBONE - Herbet Luna Galiano - UFRGS/PGCC
  5. Colaborative and semiautonomous learning (cópia local)

 
Presenças registradas
 
Contribuições dos alunos de 1998 
Contribuições sobre o tema discutido na aula 
Chat da aula 9
Registrar ideias/conclusoes durante a videoconferencia Ideias registradas

  

© Liane Tarouco 1999 liane@penta.ufrgs.br