Nome : Liane Tarouco
Endereco : liane3@penta.ufrgs.br
opiniao : Uma cópia do edital da FAPERGS foi colocada
em: SUBEDITAL
99/3.6 - Apoio a Projetos Integrados em Desenvolvimento Sustentável
da Agricultura Familiar, Novas Tecnologias Educacionais (com ênfase
em ensino à distância) e Desenvolvimento de Pesquisas com
Potencial de Geração de Patentes nas Regiões Centro-Oeste
e Noroeste do Estado.
Para acesar diretamente a FAPERGS o URL é http://www.fapergs.tche.br
Data: 27/09/99 Hora: 10:23 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco : liane3@penta.ufrgs.br
opiniao : Segue abaixo o URL de uma página contendo links
para cursos de especialiação na área Informática
na Educação
Links
para os cursos
Data: 27/09/99 Hora: 15:14 Máquina: dl-cco1-c8f8906f.poa.zaz.com.br
Nome : claudia rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Alô Pessoal!
Na aula de hoje de laboratório de teleducação,
nossa tarefa era, a partir de um "mapa mental/sensitivo" sobre o tema Groupware
feito pelo pessoal da turma passada, nós deveríamos melhorá-lo.
Bem, além disso, nós já aproveitamos a oportunidade
para "dar um pontapé inicial" no nosso trabalho final da disciplina,
que decidimos, versa sobre o mesmo tema.
Alguns colegas não puderam participar "fisicamente" deste debate,
então há oportunidade de propor novo tema ou juntar-se a
nós. De qualquer forma, para este primeiro trabalho, o "mapa sensitivo"
todos deveremos participar. Abaixo seguem os tópicos (link, tema,
e observações, equipe responsável pelo tema) que serão
discutidos inicialmente, com os respectivos voluntários para abordá-los.
Se o seu nome não estiver relacionado, por favor, opte por um dos
sub-temas e envie um mail pra lista teleduc-l.
Um lembrete ainda: tal groupware está voltado para aplicações
educacionais.
1 - Groupware - conceitos, síncrono/assíncrono, exemplos
- Andréia, Adriana
2 - Fundamentação teórica - Cleusa
3 - Metodologias de ensino - metodologia de toda a disciplina, contempla
os objetivos do groupware - Cleusa
4 - Requisitos técnicos - hardware e rede - Marco, Rose, Marine
5 - Ferramentas disponíveis e respectivo apoio técnico
- quais ferramentas existem, quais deveriam existir, e como usar tais ferramentas
existentes - Rose, Marco
6 - Papel do professor - papel do professor enquanto mediador em atividade
de groupware, em uma linha interacionista - Janete
7 - Técnicas de grupos - Claudia, Cleusa, Adriana, Louise
8 - Avaliação - formativa, somativa - Janete, Andréia
9 - Bibliografia - todos
Os nomes associados aos temas não representam exclusividade!!
Contribuições gerais em todos os sub-temas serão muito
bem vindas.
Um abração Claudia
Data: 03/10/99 Hora: 19:01 Máquina: dl-cco1-27.nho.zaz.com.br
Nome : marine
Endereco : marine@vortex.ufrgs.br
opiniao : Estou enviando um link para o ensino a distância.
Distância
Data: 04/10/99 Hora: 09:43 Máquina: tigrao.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Site do congresso em San Diego
Conferência e eventos da Association
for the Advancement of Computing in Education incluindo o
SITE 2000
- 11th annual conference of the Society for Information Technology and
Teacher Education
Data: 04/10/99 Hora: 12:26 Máquina: tigrao.pgie.ufrgs.br
Nome : A turma toda
Endereco : 4/outubro/1999
opiniao : Proposta
inicial de projeto para a disciplina Groupware
Data: 08/10/99 Hora: 22:43 Máquina: dl-cco1-c8f85698.nho.zaz.com.br
Nome : Marine
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Gostaria de acrescentar ainda a nossa JUSTIFICATIVA
se possível o seguinte:
"O presente projeto propõe o ensino de Groupware à distância tendo em vista que os educadores não precisam deixar seu local de trabalho e nem precisam interromper sua prática de ensino para fazerem um curso presencial, podendo adquirir conhecimento adequando-se a sua realidade e adequando-se aos seus horários"
Também gostaria de acrescentar se possível na Revisão de Literatura o seguinte: "Estudos recentes vem demonstrando que a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de ensino traz enorme contribuição na prática escolar, principalmente se forem acompanhadas de teorias educacionais dentro da linha dos teóricos construtivistas.
É preciso ressaltar que o uso destas novas tecnologias por si só não irão garantir a aprendizagem, mas servirão como instrumentos de ensino na construção e apropriação do conhecimento. Estas tecnologias só terão proveito sse forem introduzidas diante de uma situação problema onde o aprendiz utilizará toda sua estrutura cognitiva formulando hipóteses, testando-as, refinando-as na construção do seu próprio conhecimento.Que esta situação problema além da abordagem construtivista esteja inserida no contexto do aprendiz para que passe a ter significado"
Data: 10/10/99 Hora: 16:40 Máquina: dl-cco1-c8f89023.poa.zaz.com.br
Nome : Claudia Rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Alô pessoal
Fiz algumas sugestões para o corpo do nosso projeto, todas elas
se referem ao item problema contexto. Como achei meio extenso colocar aqui
neste local as alterações, vou enviar um mail para nossa
lista, ok?
De qualquer forma, acho que é importante discutirmos sobre a possibilidade de implementarmos {acho que um protótipo}, de ferramenta de apoio a elaboração de textos de forma colaborativa, a exemplo do EquiText (a Louise tem o texto que fala sobre ele). Nós mesmos estamos sentindo na pele a dificuldade de trabalhar colaborativa/cooperativamente, sem apoio de um software apropriado. Acho que esta poderia ser um boa contribuição aos nossos colegas que irão cursar a disciplina de groupware, e que certamente terão as mesmas dificuldades que estamos tendo.
Um abraço Claudia
Data: 10/10/99 Hora: 23:04 Máquina: slras0124.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal, as emendas ao projeto estão em
projeto2
amanhã, vamos trabalhar com elas e elaborar o projeto final,
ok? ( )s, Louise
Data: 11/10/99 Hora: 10:55 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao :
Referência sobre o software COLLAGE
COLLAGE foi desenvolvido pelo NCSA (Onde o MOSAIC foi criado)
Data: 11/10/99 Hora: 11:13 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao :
Descrição completa de um projeto na área de groupware
Link original do projeto BOOTNAP : Social Grounding in Computer Supported
Collaborative Problem Solving
Data: 11/10/99 Hora: 12:12 Máquina: beta.pop-rs.rnp.br
Nome : Janete e Louise
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi pessoal! A última versão do projeto está em projeto 3
Mandar sugestões para o mural desta aula. A Profa. Liane sugere que a metodologia esteja melhor especificada. Podemos fechar até segunda? Abraços, Janete e Louise. Feliz dia da criança e do professor!!!!
Data: 19/10/99 Hora: 14:16 Máquina: noc.tche.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao :
Aprendizagem colaborativa
Apresentação Power Point sobre Aprendizagem colaborativa para uma disciplina de
Ensino Assistido por Computador
Destaca colaboração x cooperação
Colaboração é vista como o processo de construir e manter uma concepção partilhada do problema.
Data: 21/10/99 Hora: 02:10 Máquina: slras0208.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal,
A mais recente versão do projeto está em group4
Especialmente a parte de metodologia e a parte de resultados esperados ainda devem ser bem trabalhados.
()s, Louise
Data: 24/10/99 Hora: 16:13 Máquina: dl-max1-50.sma.zaz.com.br
Nome : Cleuza maria Maximino Carvalho Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas, tentei elaborar uma proposta para a metodologia que submeto a apreciação e discussão em aula. Penso que, com relação aos resultados esperados, eles deverão fazer parte da metodologia não sendo necessário um tópico específico para o mesmo.
M E T O D O L O G I A
A proposta metodológica dessa disciplina terá como ponto central a análise dos saberes e necessidades da clientela e do contexto sócio-cultural-educativo a qual pertence e caracterizar-se-á pelo estabelecimento de um programa integrador das aprendizagens já realizadas ou por se realizarem.
O enfoque metodológico baseia-se nos princípios da teoria sócio-interacionista vygotskiana a qual privilegia a origem e o ambiente social, concebendo a interação social como a matriz em cujo fulcro se desenvolvem os processos mentais superiores. Nessa perspectiva o aluno é entendido como um ser que possui uma história e uma experiência sócio-cultural a ser considerada e desenvolvida para melhor. Este aluno não é entendido como um ser passivo, mas como um sujeito interativo, que promove ações sobre os objetos e fenômenos da realidade.
A metodologia a ser utilizada terá, então, como preocupação, tanto a reprodução como a produção de conhecimentos, onde a reprodução será sempre superada, por incorporação, no processo de produção. A reprodução e a superação do saber existente dar-se-ão a partir da produção do novo conhecimento em uma apropriação racional e crítica do saber já elaborado.
Esta proposta metodológica visa, assim, muito mais do que transmitir conhecimentos, influenciar para a mudança de comportamentos dos sujeitos aprendentes. Para tanto o processo ensino/aprendizagem deverá ocorrer em um relação interativa, onde os conteúdos, além de serem significativos, deverão provocar o interesse, tanto por parte do professor como dos alunos, em pesquisar e aprender sobre o tema, a partir de uma análise e reflexão profundas. Será na troca de informações e no processo de comunicação que se possibilitará a aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Conforme KENSKI (1997:135),"O ato comunicativo é, sobretudo, um ato de aprendizagem".
O papel do professor conforme Kenski (1997:146), frente aos avanços didático-metodológicos nesta sociedade tecnológica atual, deve se desenvolver em uma caminhada, muito mais no sentido humano, que no racional e instrucional. ... " sobretudo, para que, ao lado dos aspectos de memorização, verbalização e reprodução que ainda prevalecem na docência, possam ser abertos espaços conscientes para a afetividade, a intuição, a imaginação, os "assaltos do inconsciente", os raciocínios analógicos, a atenção breve, o movimento".
O ensino deve objetivar, assim, uma aprendizagem integral onde "... a ação, ... a interação, o desafio, a exploração de possibilidades, o assumir responsabilidades, o refletir juntos sobre a criação" (ibid 1997), propiciem a exploração pedagógica das tecnologias de informação e comunicação, por professores e alunos, de forma a contribuir para que sejam desvendados os enigmas dos conhecimentos.
O planejamento das atividades, nesta disciplina, pretende contemplar as necessidades, potencialidades e interesses dos alunos, utilizando os recursos/ ferramentas Groupware que viabilizem interações síncronas e assíncronas em ambientes texto.
A busca e exploração dos recursos da Internet deverá propiciar a criação de estratégias de interação que mobilizem os grupos para o desenvolvimento de atividades que envolvam conversação oral e escrita . O planejamento destas estratégias de interação terá como preocupação disponibilizar atividades que mobilizem a comunicação/cooperação entre os alunos com vistas à sua capacitação para trabalhar em grupo (groupware), de maneira presencial ou não; à sua capacitação para atuar à distância e à motivação para uma aprendizagem continuada.
Referência Bibliográfica
Kenski, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias in Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org). Campinas SP. Papirus, 1997.
Data: 24/10/99 Hora: 16:25 Máquina: dl-max1-50.sma.zaz.com.br
Nome : Cleuza maria Maximino Carvalho Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas, tentei elaborar uma proposta para a metodologia que submeto a apreciação e discussão em aula. Penso que, com relação aos resultados esperados, eles deverão fazer parte da metodologia não sendo necessário um tópico específico para o mesmo.
M E T O D O L O G I A
A proposta metodológica dessa disciplina terá como ponto central a análise dos saberes e necessidades da clientela e do contexto sócio-cultural-educativo a qual pertence e caracterizar-se-á pelo estabelecimento de um programa integrador das aprendizagens já realizadas ou por se realizarem.
O enfoque metodológico baseia-se nos princípios da teoria sócio-interacionista vygotskiana a qual privilegia a origem e o ambiente social, concebendo a interação social como a matriz em cujo fulcro se desenvolvem os processos mentais superiores. Nessa perspectiva o aluno é entendido como um ser que possui uma história e uma experiência sócio-cultural a ser considerada e desenvolvida para melhor. Este aluno não é entendido como um ser passivo, mas como um sujeito interativo, que promove ações sobre os objetos e fenômenos da realidade.
A metodologia a ser utilizada terá, então, como preocupação, tanto a reprodução como a produção de conhecimentos, onde a reprodução será sempre superada, por incorporação, no processo de produção. A reprodução e a superação do saber existente dar-se-ão a partir da produção do novo conhecimento em uma apropriação racional e crítica do saber já elaborado.
Esta proposta metodológica visa, assim, muito mais do que transmitir conhecimentos, influenciar para a mudança de comportamentos dos sujeitos aprendentes. Para tanto o processo ensino/aprendizagem deverá ocorrer em um relação interativa, onde os conteúdos, além de serem significativos, deverão provocar o interesse, tanto por parte do professor como dos alunos, em pesquisar e aprender sobre o tema, a partir de uma análise e reflexão profundas. Será na troca de informações e no processo de comunicação que se possibilitará a aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Conforme KENSKI (1997:135),"O ato comunicativo é, sobretudo, um ato de aprendizagem".
O papel do professor conforme Kenski (1997:146), frente aos avanços didático-metodológicos nesta sociedade tecnológica atual, deve se desenvolver em uma caminhada, muito mais no sentido humano, que no racional e instrucional. ... " sobretudo, para que, ao lado dos aspectos de memorização, verbalização e reprodução que ainda prevalecem na docência, possam ser abertos espaços conscientes para a afetividade, a intuição, a imaginação, os "assaltos do inconsciente", os raciocínios analógicos, a atenção breve, o movimento".
O ensino deve objetivar, assim, uma aprendizagem integral onde "... a ação, ... a interação, o desafio, a exploração de possibilidades, o assumir responsabilidades, o refletir juntos sobre a criação" (ibid 1997), propiciem a exploração pedagógica das tecnologias de informação e comunicação, por professores e alunos, de forma a contribuir para que sejam desvendados os enigmas dos conhecimentos.
O planejamento das atividades, nesta disciplina, pretende contemplar as necessidades, potencialidades e interesses dos alunos, utilizando os recursos/ ferramentas Groupware que viabilizem interações síncronas e assíncronas em ambientes texto.
A busca e exploração dos recursos da Internet deverá propiciar a criação de estratégias de interação que mobilizem os grupos para o desenvolvimento de atividades que envolvam conversação oral e escrita . O planejamento destas estratégias de interação terá como preocupação disponibilizar atividades que mobilizem a comunicação/cooperação entre os alunos com vistas à sua capacitação para trabalhar em grupo (groupware), de maneira presencial ou não; à sua capacitação para atuar à distância e à motivação para uma aprendizagem continuada.
Referência Bibliográfica
Kenski, Vani Moreira. O Ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias in Didática: O ensino e suas relações. Ilma P. Alencastro Veiga (org). Campinas SP. Papirus, 1997.
Estou mandando novamente porque esqueci de colocar "
"
Data: 24/10/99 Hora: 17:05 Máquina: dl-max2-28.sma.zaz.com.br
Nome : Cleuza
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas
Coloquei a proposta para a metodologia em upload.
Metodologiagroup
Data: 25/10/99 Hora: 08:21 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Pessoal,
A mais recente versão do projeto está em group5
Estão aí incluídas as sugestões da Cleuza para Metodologia e Avaliaçâo.
Data: 25/10/99 Hora: 08:31 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : Marine
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Aqui vão algumas considerações sobre o projeto:
"O Projeto refere-se a um curso de Especialização a Distância com ênfase no construtivismo contextualizado, com a participação dos alunos colaborativamente e cooperativamente, apresentando a vantagem de que os mesmos não precisem sair de seu meio, desta forma adquirem o conhecimento dentro da sua realidade educacional de software e hardware convivendo com as dificuldades de seu ambiente computacionai. É preciso considerar que alguns ambientes computacionais muitas vezes não são de última geração e o aluno precisa vencer as dificuldades com empenho,habilidade e criatividade. Ao assistirem o curso no seu próprio ambiente computacional irão superando as dificuldades e poderão junto a direção das escolas buscar novos recursos computacionais para um melhor desempenho do sistema computacional como um todo.Para os professores que ministrarão o curso também será importante conviver com a realidade de seus alunos e poderão propor soluções já que sua experiência poderá contribuir na resolução dos prováveis problemas que surgirão.
Data: 25/10/99 Hora: 22:21 Máquina: slras0106.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal
A versão 6 do projeto está em group6
Adotei a seguinte sistemática: o que foi discutido hoje, está em negrito, e as orientações (o que deve ser feito), está em negrito itálico.
Quem for produzindo material em relação a estes ítens, mande para cá que eu vou atualizando. O bom mesmo seria enviar, já com a sugestão de onde deve entrar.
Por enquanto é isso,
( )s, Louise
Data: 25/10/99 Hora: 22:41 Máquina: slras0106.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal,
Dêem uma olhada aqui em course on line
Fala de uma ferramenta chamada Interloq, mas não estou localizando o site que deveria ser http://www.tarkvara.org/tarkvara.html ou então http://www.tarkvara.org/interloq/quicktut.html.
Pretendo continuar um pouco nesta busca.
( )s, Louise
Data: 28/10/99 Hora: 13:59 Máquina: 143.54.13.132
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Olá colegas!
Fiz um resumo sobre um material que encontrei sobre avaliação em EAD. Dê-em uma olhada no seguinte endereço: Critérios sobre Avaliação em cursos de EAD
Data: 28/10/99 Hora: 14:14 Máquina: 143.54.13.132
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Dentro do ítem Problema/Contexto, só a título de complemento...
o trabalho colaborativo à distância encontra dificuldades
de suporte de ferramentas. Isto porque existem programas que foram contruídos para rodar somente em determinado tipo de plataforma e dessa forma, não são compatíveis com outros ambientes. Portanto, os usuários devem conseguir extrair ao máximo o
potencial das ferramentas, assim como conhecer as suas limitações.
E na sequencia, o próximo parágrafo, como foi sugerido:
Devem ser discutidos entre outros pontos, a disponibilidade e condições de recursos de
tecnológicos nas escolas; apropriação e uso das novas tecnologias de informação e comunicação e
o trabalho colaborativo. Existem várias ferramentas para desenvolver atividades em grupo e à
distância, que não estão sendo utilizadas ou porque não são de conhecimento coletivo, ou sua
utilização demanda equipamentos e conhecimentos técnicos apropriados
Data: 28/10/99 Hora: 18:54 Máquina: 200.132.37.88
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Meu trabalho sobre a teoria de Vygotsky está em:
Vygotsky
Data: 28/10/99 Hora: 18:55 Máquina: 200.132.37.88
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Meu trabalho sobre a teoria de Vygotsky está em:
Vygotsky
Data: 29/10/99 Hora: 19:28 Máquina: 200.17.94.103
Nome : Adja Ferreira de Andrade
Endereco : adja@inf.pucrs.br
opiniao : oi amigos,
Este é o material sobre criatividade para debatermos. Coloquei na area de Upload, no meu subdiretorio.
criatividade
Bom feriado a todos!
Adja
Data: 06/11/99 Hora: 02:29 Máquina: dial08.azcomnet.com.br
Nome : Elizângela
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Oi pessoal, estou estudando o funcionamento da ferramenta WIKI-WEB, o endereço é < href="http://www.object-arts.com/wiki/html/Dolphin/DolphinWikiWeb.htm"> este
Até segunda!!
Data: 06/11/99 Hora: 02:31 Máquina: dial08.azcomnet.com.br
Nome : Elizângela
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Agora sai!! aqui
Data: 06/11/99 Hora: 11:19 Máquina: dl-cco1-c8f856c2.nho.zaz.com.br
Nome : Marine
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Olá pessoal na pesquisa sobre ferramentas indico a seguinte URL < a href="http://www.ismai.pt/ig/3077/">ismai que cita uma pesquisa sobre ferramentas groupware.
Data: 08/11/99 Hora: 16:36 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Adja e Janete
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Segue texto co-construído sobre Avaliação para a disciplina Groupware
Aguardamos por contribuições. Adja e Janete.
Data: 08/11/99 Hora: 16:54 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Janete e Louise
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Sugestao de quantificaçao de avaliaçao da Profa. Liane
Data: 08/11/99 Hora: 18:17 Máquina: beta.pop-rs.rnp.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Esboço da interface do soft Equitext, que está sendo desnevolvido para a disciplina
Data: 08/11/99 Hora: 18:18 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Marco Trentin
Endereco : trentin@upf.tche.br
opiniao : Com o objetivo de facilitar a organizacao, foram criados, dentro do telelab, 3 diretórios, de nome FERRAM, AVAL e ESTRUT. Para cada um destes sub-grupos, favor usar estes diretorios.
Data: 08/11/99 Hora: 18:20 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : claudia
Endereco : claudia@inf.ufrgs.br
opiniao : Arquivo contendo uma idéia inicial sobre os ambientes (geral e para a disciplina de groupware)
ambiente
Data: 09/11/99 Hora: 00:39 Máquina: slras0117.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal,
Coloquei a súmula e referências bibliográficas no diretorio telelab/estrut, de maneira de fique entao disponível para todos.
Louise
Data: 11/11/99 Hora: 16:06 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Olá pessoal!
Bom, tenho uma sugestão ao meu grupo de avaliação. O que vcs acham de colocarmos a sugestão de avaliação da prof Liane no nível de Interação do nosso trabalho?
Acredito que não seria necessário no nível de Aprendizagem, uma vez que o aluno está "descobrindo" a ferramenta e pode ter receio de uso da mesma. Sabem como é, o velho medo da máquina.
Outra coisa, vcs falaram para o restante do grupo, da nossa sugestão de um breve curso com noções de informática, aos participantes do curso, que não tiverem conhecimento algum de microinformática?
Com certeza, irá se perder tempo, se as pessoas não souberem "nadica" de nada de computador, mesmo porque o objetivo do curso não é esse.
Ainda mais para um curso que será em sua maioria transmitido de forma assíncrona...
Abraços, Andréa.
Data: 11/11/99 Hora: 16:22 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi de novo!
Tenho mais uma sugestão, ao grupo de avaliação.
No primeiro dia de aula, poderia ser feito um questionário aos alunos, com questões do tipo: qual a expectativa deles em relação ao curso, que idéia eles tem de EAD, se alguém já teve aprendizagens desse tipo, etc...
E no final do curso, um questionário com questões tipo: suas expectativas foram alcançadas, como foi a experiência, o aproveitamento, etc. Sei lá, perguntas que girem em torno disso.
[]' Andréa
Data: 11/11/99 Hora: 20:11 Máquina: noc.tche.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Apresentação
sugerida pelo Vladimir
Data: 15/11/99 Hora: 10:39 Máquina: slras0107.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal.
Vou tentar acessar o pessoal do Palace por aqui:
Sobre a avaliação:
Deve ficar bem diferenciado, a "avaliação da disciplina", onde o texto da Andrea pode ser uma introdução, mas onde faltariam os parâmetros para a realização. Para estes parâmetros, poderiam ser utilizados aqueles apontados pelo Kirkpatrick. Deveríamos criar formulários com scores e espaços abertos, para a coleta destes dados.
Já para a avaliação do aluno, o material da Adja/ Janete está muito bom,e me parece que associado àquela escala de participação, (da aula da Profa. Liane) ficaria bem contemplado.
Sobre a estrutura do Trabalho: O material produzido pela Claudia, (Ambiente) traz um primeiro rascunho. Fiz algumas alterações e acréscimos, que vou colocar no telelab/estrut daqui a pouco.
Por enquanto é isso. Vou ficar consultando a lista durante a manhã. (br>
( )s, Louise
Data: 15/11/99 Hora: 11:04 Máquina: as59.sa01.sma.procergs.com.br
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Até o momento só eu estive no The Palace, talves alguns não estariam
com o número:143.54.130 9998, eu entrei com este.
A Marine esta trabalhando um pouco na nossa página, eu também vou tentar fazer alguma coisa para segunda-feira.
Depois vou olhar as tuas alterações Louise.
Vou sair da rede às 11:15 para atender meus filhos que estão no banho.
Data: 15/11/99 Hora: 16:10 Máquina: slras0216.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal.
Fiz algumas alterações e acréscimos no ambiente. O original está em preto e as alterações em azul
Na verdade organizei os módulos segundo um padrão ( que deve ser discutido), mas que acho que facilita a localização do material que está sendo produzido e a própria dinâmica do Curso. Se for possível, dêem uma olhada e vamos discutir ao longo desta semana, para estarmos prontos na segunda feira para iniciar a implantaçào. Temos muito trabalho ainda pela frente, além de implantar a ferramenta.
( )s, Louise
Data: 15/11/99 Hora: 16:13 Máquina: slras0216.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal.
Desculpem, coloquei um espaço a mais na msg anterior. vamos lá de novo
Fiz algumas alterações e acréscimos no ambiente. O original está em preto e as alterações em azul
Na verdade organizei os módulos segundo um padrão ( que deve ser discutido), mas que acho que facilita a localização do material que está sendo produzido e a própria dinâmica do Curso. Se for possível, dêem uma olhada e vamos discutir ao longo desta semana, para estarmos prontos na segunda feira para iniciar a implantaçào. Temos muito trabalho ainda pela frente, além de implantar a ferramenta.
( )s, Louise
Data: 15/11/99 Hora: 16:17 Máquina: slras0216.conex.com.br
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Já descobri que nào era o espaço. vamos mais uma vez...
ambiente151199
Data: 15/11/99 Hora: 19:05 Máquina: 200.248.42.12
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 15/11/99 Hora: 19:05 Máquina: 200.248.42.12
Nome :
Endereco :
opiniao :
Data: 16/11/99 Hora: 00:33 Máquina: 200.248.42.42
Nome : Janete Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Trabalho em Grupo - Grupo 6a, nova versão
Data: 16/11/99 Hora: 00:33 Máquina: 200.248.42.42
Nome : Janete Costa
Endereco : sander@cpovo.net
opiniao : Trabalho em Grupo - Grupo 6a, nova versão - Janete
Data: 21/11/99 Hora: 14:33 Máquina: dl-max2-45.sma.zaz.com.br
Nome : Cleuza Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas
Tentei dar uma forma coerente à proposta da disciplina Groupware a partir da versão 6 que está em upload.Coloquei as sugestões em vermelho.
Quanto ao texto colocado pela Janete sobre motivação, creio que o mesmo deverá ser resumido, bem como deve-se, ainda, colocar as devidas referências, tendo em vista o risco de se incorrer em colocações que poderão ser consideradas plágio.
Caso seja um texto referência, faz-se um link.
Até segunda quando discutiremos a disciplina como um todo.versão7cleuza
Data: 22/11/99 Hora: 08:39 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : Marine
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Oi pessoal fiz uma página para o nosso curso estou com poucas figuras de clipart aceito sugestões, procurem no seguinte endereço < a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/estrut/marine.htm>Marine
Data: 22/11/99 Hora: 11:23 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : O ambiente atualizado está em ambiente221199
Data: 26/11/99 Hora: 11:04 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Bom pessoal, não sei o que está acontecendo, pois até agora ainda não recebi o e-mail que enviei com nossas tarefas. Vou posta-las aqui então:
Atividade para a aula do dia 29/11/99
Zuca e Marine: Layout inicial e modelos de fundo padrão,
Cleuza e Eliz: ítem 2 do trabalho,
Andréa: resumo de como usar as ferramentas de comunicação,
Marco: como usar o ICQ, CuSeeme, The Palace,
Louise e Cláudia: Equitext
Adja: Wiki Web
Rose: texto apresentando a aula inicial
Janete: texto apresentando a forma de avaliação (módulos/curso) - módulo 1
O fundo do nossa página deverá ser padrão, então, será escolhido por votação ( A Zuca e a Marine nos enviarão alguns fundos para escolha). A princípio, todos farão fundo branco e a letra padrão será Arial 12.
Data: 29/11/99 Hora: 08:53 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br
Nome : Marco Trentin
Endereco : trentin@upf.tche.br
opiniao : Colegas, em ICQ - Links de Apoio há um material que compilei sobre ICQ, e deverá servir de apoio aos alunos do curso que estamos preparando.
Gostaria de críticas/sugestões, pois falta ainda juntar e/ou criar material sobre CU-SeeMe e The Palace (se souberem de tutoriais on-line, agradeceria muito se me enviassem seus links).
Data: 29/11/99 Hora: 09:28 Máquina: as47.sa01.sma.procergs.com.br
Nome :
Endereco :
opiniao : Estou enviando sugestões para o fundo do nosso site.
Eles estão do Diretório: telelab/fundo
fundo
Data: 29/11/99 Hora: 09:29 Máquina: as47.sa01.sma.procergs.com.br
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Estou enviando sugestões para o fundo do nosso site.
Eles estão do Diretório: telelab/fundo
fundo
Data: 29/11/99 Hora: 10:16 Máquina: calisto.inf.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Olá pessoal. Estou aqui preparando meu arquivo para enviar a vcs.
Just a minute.
Data: 29/11/99 Hora: 10:36 Máquina: calisto.inf.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Bem pessoal, aqui está oq ue escrevi sobre as nossas ferramentas de comunicação. Se vcs acharem que devo acrescentar algo mais, aceito sugestões, ou ainda se faltou algum item...
O que está em negrito e itálico, eu não tenho dúvidas, então, por favor...
Para verem a página, cliquem em Ferramentas de Comunicação!!!
Data: 29/11/99 Hora: 10:39 Máquina: calisto.inf.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi Adriana, qto ao fundo, eu gostei do papel amassado!
Data: 29/11/99 Hora: 10:53 Máquina: calisto.inf.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi Marco. Qdi eu stava procurando definião de avatar, eu achei links sobre o The Palace.
Vou te mandar alguns, mas já fica a dica, procura por "avatar" que vc deve encontrar algo!
The Palace 1
The Palace 2
The palace 3
Bom agora qto ao CuSeeme, eu não consegui achar nenhum tutorial, e tb estou a procura, se vc conseguir algo, por favor me repasse, ok!?
Data: 29/11/99 Hora: 11:48 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome :
Endereco :
opiniao : Oi Pessoal
A última versão da proposta do nosso curso de extensão está aqui
Atenção para a urgência de elaborarmos nossas atividades
Data: 29/11/99 Hora: 12:59 Máquina: telesto.inf.ufrgs.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Alguém poderia me dizer quais as atividades para a próxima aula?
Data: 29/11/99 Hora: 18:13 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Claudia
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi Pessoal (novamente!)
A última versão (+quente) da proposta do nosso curso de extensão está aqui
Procure saber em que grupo de trabalho você está e quais atividades deve desenvolver até a próxima segunda feira.
Data: 29/11/99 Hora: 18:29 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : claudia rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Pessoal
Esta é a lista de organizadores/responsáveis pelos módulos:
Cleuza e Eliz : módulo 1;
Andréia : módulo 2;
Adja e Adriana : módulo 3 + comportamento na lista;
Marine, Janete, Marco e Rose : módulo 4;
Claudia e Louise : módulo 5;
Zuca : módulo 6;
Ainda sobre as atividades da semana passada: trazer na próxima segunda
Marine e Zuca : não esquecer de trazer na próxima segunda a tela de abertura e os exemplos de fundo
Lembrete: as páginas devem ser feitas com fundo branco, arial 12, letra preta.
Data: 01/12/99 Hora: 01:25 Máquina: noc.tche.br
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : EducatioNET
Site do WorldBank dedicado a Educação a distância. Discussão de tecnologias
e estratégias de ensino
Data: 03/12/99 Hora: 17:57 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Socorro!!!
No meu módulo (II), está sugerido link para Fundamentação Teórica para o ensino a distância (Piaget, Vygotsky, Maturana, Paulo Freire...).
Alguém pode me dizer onde eu encontro links?? Alguém que seja da área de Educação pode me ajudar????
Data: 05/12/99 Hora: 17:22 Máquina: as04.sa01.sma.procergs.com.br
Nome : Adriana de Castro Rodrigues Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Oi, Pessoal
Não vou poder estar amanhã na aula, pois estou de plantão hoje à noite e não consegui trocar.
Tentei fazer uma página inicial para o nosso curso, vejam o que vocês acham da Idéia!
Quanto ao módulo que eu fiquei,avaliação final do curso, não trabalhei nele ainda.
Terça-feira estarei em PoA, chego às 9 horas.Caso queiram marcar alguma coisa estarei disponível.
Página Inicial
Data: 05/12/99 Hora: 17:30 Máquina: as04.sa01.sma.procergs.com.br
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Página Inicial
Data: 06/12/99 Hora: 09:22 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Estou enviando a cara da nossa página conforme aprovação da turma Página Groupware
Data: 06/12/99 Hora: 09:24 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Estou enviando a cara da nossa página conforme aprovação da turma Página Groupware
Data: 06/12/99 Hora: 09:24 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Estou enviando a cara da nossa página conforme aprovação da turma Página Groupware
Data: 06/12/99 Hora: 09:31 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaza.com.br
opiniao : Pessoal!
Acho que agora vai sairhttp:PaginaGroupware
Data: 06/12/99 Hora: 10:26 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Claudia Rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi Pessoal
Enquanto os detalhes da página principal enstão sendo providenciados (Marine),
estamos disponibilizando uma página provisória.
A idéia é de que cada um coloque seu material (sobre o módulo que está responsável)nesta página
Outra coisa1: queremos concluir nosso site até na próxima segunda!!!
Data: 06/12/99 Hora: 10:58 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Data: 06/12/99 Hora: 10:58 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Data: 06/12/99 Hora: 11:01 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br
Nome : marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal!
Todas as contribuições devem ser colocadas no mural, pois ainda estou trabalhando nas páginas após a conclusão anexarei suas contribuições []s Marine
Data: 06/12/99 Hora: 12:36 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Elizangela Bastos Hassan
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Estou disponibilizando os endereços para os links da tela principal de abertura:
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/objetivos.htm">Objetivos do curso
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/prerequisitos.htm">Pré-requisitos
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/sumulacurso.html">Súmula e Programa do curso
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/aval/avaliacao.htm">Formas de Avaliação
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/faq.htm">FAQs
O formulário de onscrição será um CGI, hoje mesmo falarei com o Fabrício. A partir dos dados do formulário de inscrição,
será gerada uma home page básica para cada aluno, que posteriormenteserá alterada por eles próprios. Além disso, também
será gerada uma página do corpo discente constando nome, e-mail e telefone.
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/corpodocente.html">Corpo Docente
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/inscricao.html">Formulário de Inscrição
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/paginalunos.htm">Corpo Discente
a href="http://penta2.ufrgs.br/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/site/hpalunos.htm">Home Page básica dos alunos
Data: 06/12/99 Hora: 12:38 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br
Nome : Elizangela Bastos Hassan
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Estou disponibilizando os endereços para os links da tela principal de abertura:
Objetivos do curso
Pré-requisitos
Súmula e Programa do curso
Formas de Avaliação
FAQs
Corpo Docente
Formulário de Inscrição
Corpo Discente
Home Page básica dos alunos
O formulário de inscrição será um CGI, hoje mesmo falarei com o Fabrício. A partir dos dados do formulário de inscrição,
será gerada uma home page básica para cada aluno, que posteriormenteserá alterada por eles próprios. Além disso, também
será gerada uma página do corpo discente constando nome, e-mail e telefone.
Data: 06/12/99 Hora: 17:48 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br Data: 06/12/99 Hora: 17:49 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br Data: 06/12/99 Hora: 17:50 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br Data: 08/12/99 Hora: 06:48 Máquina: dl-max2-30.sma.zaz.com.br Data: 08/12/99 Hora: 16:16 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br Data: 09/12/99 Hora: 07:32 Máquina: dl-max1-39.sma.zaz.com.br Data: 09/12/99 Hora: 07:43 Máquina: dl-max1-39.sma.zaz.com.br Data: 10/12/99 Hora: 16:14 Máquina: cancer.pgie.ufrgs.br Data: 13/12/99 Hora: 10:42 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br Data: 13/12/99 Hora: 10:52 Máquina: noc.tche.br Data: 13/12/99 Hora: 11:19 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br Data: 13/12/99 Hora: 11:51 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br Data: 16/12/99 Hora: 15:09 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br Data: 16/12/99 Hora: 15:21 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br Data: 19/12/99 Hora: 22:10 Máquina: noc.tche.br Data: 20/12/99 Hora: 09:12 Máquina: as32.sa01.sma.procergs.com.br Data: 20/12/99 Hora: 09:47 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br Data: 20/12/99 Hora: 09:58 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br Data: 20/12/99 Hora: 09:59 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br Data: 20/12/99 Hora: 10:04 Máquina: as50.sa01.sma.procergs.com.br Data: 20/12/99 Hora: 10:06 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br Data: 20/12/99 Hora: 10:12 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br Data: 20/12/99 Hora: 17:47 Máquina: cordelia.inf.ufrgs.br Data: 20/12/99 Hora: 17:57 Máquina: alpha.pop-rs.rnp.br Data: 20/12/99 Hora: 23:42 Máquina: slras0128.conex.com.br Data: 21/12/99 Hora: 10:30 Máquina: dl-cco2-023.poa.zaz.com.br Data: 27/12/99 Hora: 09:52 Máquina: noc.tche.br Data: 28/12/99 Hora: 14:13 Máquina: noc.tche.br Data: 28/12/99 Hora: 14:17 Máquina: noc.tche.br Data: 28/12/99 Hora: 14:24 Máquina: noc.tche.br Data: 03/01/100 Hora: 14:07 Máquina: proxy.upf.tche.br Data: 03/01/100 Hora: 14:10 Máquina: proxy.upf.tche.br Data: 04/01/100 Hora: 17:42 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br Data: 04/01/100 Hora: 17:43 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br Data: 05/01/100 Hora: 10:40 Máquina: dl-max3-sma-c8f83e47.sma.zaz.com.br Data: 05/01/100 Hora: 10:52 Máquina: dl-max3-sma-c8f83e47.sma.zaz.com.br Data: 05/01/100 Hora: 19:18 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br Data: 10/01/100 Hora: 15:29 Máquina: dl-cco4-c8d500c4.poa.zaz.com.br Data: 11/01/100 Hora: 15:32 Máquina: as08.sa01.sma.procergs.com.br Data: 11/01/100 Hora: 15:37 Máquina: as08.sa01.sma.procergs.com.br Data: 13/01/100 Hora: 08:34 Máquina: dl-cco4-c8d50024.poa.zaz.com.br Data: 14/01/100 Hora: 11:38 Máquina: escorpiao.pgie.ufrgs.br Data em que foi respondido: 04/05/00 - 15:59:38
Nome : Elizangela Bastos Hassan
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Pessoal, retrabalhei todas as figuras da página principal que a Marine
fez e coloquei com fundo transparente. Também tomei a liberdade de
fazer algumas alterações na página que está disponível em:
Nome : Elizangela Bastos Hassan
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : Pessoal, retrabalhei todas as figuras da página principal que a Marine
fez e coloquei com fundo transparente. Também tomei a liberdade de
fazer algumas alterações na página que está disponível em:
Nome : Elizangela Bastos Hassan
Endereco : hassan@comnet.com.br
opiniao : AGORA VAI!!!!!!!!!!
telelab/site/groupware_2
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Olá pessoal
Não sei se é o meu pc, mas a página indicada pela Eliz apresenta alguns problemas.
O título em verde claro está quase ilegível e não é possível fazer nenhum link. Na minha opinião o fundo branco estava melhor, a página fica com um visual mais limpo.
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Cleuza, na verdade não é o fundo que está doendo nos olhos, e sim o link qdo clicado.
O que pode ser feito é mudar as opções de cores para os links, ok?
Nome : Cleuza M.m.c.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas
Penso que podemos fazer um link para nosso trabalho colaborativo do semestre passado.A fundamentação teórica contempla os autores que mencionamos ( Piaget e Vygotsky). O problema é que precisa a senha teleduc para assessá-la. Náo sei se podemos usá-la. Afetividade interatividade e Aprendizagem
Nome : Cleuza M.M.C.Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Vamos tentar de novo: Afetividade Interatividade e Aprendizagem
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Colegas, vou disponibilizar a o que fiz da minha parte, segunda (dia 13/12) pela parte da tarde, ok?
Não posso estar presente na aula de manhã. Qualquer nova disposição de tarefas, mandem-me um e-mail.
Abraços
Andréa
Nome : Adja Ferreira de Andrade
Endereco : adja@inf.pucrs.br
opiniao : Oi Amigos,
Colquei na area de UPLOAD link versao vinal da avaliação e
auto-avaliação (feita pelo grupo, viu?, Cleuza, Andrea, Eliz,
Janete e Adja). coloquei minha contribuição e da Adriana Beiler,
um texto de reflexão para o modulo 2 e dicas de como usar lista de discussão no endereço:
Dicas de como partcipar de uma lista
Abraços,
Adja e cleuza
Nome : Liane
Endereco : Mapas mentais compartilhados como suporte à cooperação
opiniao : Knowledge Construction Tool
The IHMC Concept Mapping set of tools empower users to construct, navigate, share,
and criticize knowledge models represented as Concept Maps.
The tools are platform-independent and network-enabled,
allowing the users to build, and collaborate during the construction
of concept maps with colleagues anywhere on the network,and share
and navigate through others' models distributed on servers
throughout Internet.
Nome : Marine e Janete
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : oi pessoal contribuição para o Módulo 4 (atividades, com link para Família Schurmann) 131299
Nome : Adja e Eliz
Endereco : adja@inf.pucrs.br
opiniao : Oi Amigos,
colocamos um modelo para construir a página de cada módulo do curso
observem a cor de fundo, a fonte e o tamanho das letras e as propriedades da página
para acessar estas propriedades, botão direito do mouse no fundo da tela.
endereço:
modelo
Abracos,
grupo
Nome : Claudia e Louise
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, pessoal.
O modulo cinco, já está no diretório.
Aceitamos sugestões. Ainda pretendemos incluir alguns gifs, para dar um colorido.
Até, Claudia e Louise
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : jscosta@cpovo.net
opiniao : Atenção: site Família Schurmann.( )sJanete.
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Ensino de física on-line
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Oi, Pessoal
Estou em Santa maria. pois meu filho está com diarréia, mas estou trabalhando no nosso site.
Para isso gostaria que todas as páginas DEFINITIVAS ficasse no diretório site1 (telelab/site1), e a página inicial de cada modulo
ficasse com o nome do módulo (telelab/site1/modulo-um).
O folder do curso está pronto, peçam para Sabrina para mostrar para vcs, pois ficou para Liane aprovar.
Estarei olhando esta Lista.
Nome : janete e marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : o nosso problema referente ao módulo 4 está no diretóriosituação problema
Nome : janete e marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : Nosso arquivo com a situação problema da família Schurmann está no site Situação problema /export/home/www/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/familia.doc1.doc
Nome : janete e marine
Endereco : hbello@zaz.com.br
opiniao : Nosso arquivo com a situação problema da família Schurmann está no site Situação problema /export/home/www/edu/teleduc/upload/files/teleduc/telelab/familia.doc1.doc
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Oi. Sensibilizei a página dos modulos (modulo.htm), os trabalhos de vcs devem estar dentro do site1, somemte, não como eu disse antes.
deve ser colocado telelab/site1 e os nomes dos módulos( página htm.) devem ser:modulo-um.htm;modulo-dois.htm;modulo-tres.htm;modulo-quatro.htm;modulo-cinco.html e modulo-seis.htm
Nome : Adriana B., Adja e Louise
Endereco : adrianab@inf.pucrs.br
opiniao : Adriana Zuka
Os links dos módulos 1, 3 e 5 estão OK.
Colocamos no padrão "modulo-tres".
Abraços
Nome : Adja e Adriana
Endereco : adrianab@inf.pucrs.br
opiniao : Amigos,
Colocamos na area de UPLOAD a nossa parte sobre Groupware.
Eu (Adja) estarei indo para Natal passar o NATAL com minha familia,
tentarei acompanhar o trabalho de la. Bom Natal a todos e ate a volta!!!
Abraços,
Adja e Adriana.
Nome : Andréa
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Tb não estive presente na aula de hoje, mas continuo trabalhando no meu módulo.
Até o final da semana, acho que consigo terminar. Abraços
Andréa
Nome : Marco e Rose
Endereco : trentin@upf.tche.br
opiniao : Colegas, o Modulo 4 a princípio esta pronto. Solicitamos sugestoes dos colegas.
Nome : Louise Seixas
Endereco : seixas@farmacia.ufrgs.br
opiniao : Oi, Rose e Marco.
Acho que ficou bem bom o trabalho de vcs. Só tem um erro de concot=rdância, qdo falam da "situação EM que uma família tem que enfrentar, ......"
No mais, Claudia e eu vamos colocar umas figuras, para alegrar um pouco o nosso módulo. De repente os demais tb poderiam fazê-lo que aí não fica tão pesado, o que vcs. acham?
( )s, Louise
Nome : claudia rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Oi Gente
Achei legal o módulo quatro (Rose Marco)...
Acho que serial legal (sugestão) se vocês colocassem um link também quando falam da família Shurmman, para o texto que a Janete e a Manine fizeram
Outra coisa, sobre a ferramenta de votação, acho que seria interessante ter um ou dois parágrafos explicando o que faz a ferramenta e como usá-la. Se a idéia de vocês foi deixar o pessoal 'se virar' é interessante,
mas alguma noção penso que é importante ser dada
abração
Claudia
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : http://escher.cs.ucdavis.edu/papers/multimediacollab.html
Multimedia, Platform-Independent Interaction in Support of Distributed Collaborative Research
Richard F. Walters* Tim Leamy** Brian Kennedy* - *Dept. Computer Science
**Information Management University of California, Davis
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : IMS
Instructional Management System (IMS):
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : IMS
Instructional Management System (IMS):
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Collaboration Services Team - Work Forum
Nome : Marco Trentin
Endereco : trentin@upf.tche.br
opiniao : Oi Claudia, respondendo a sua ultima opiniao: primeiramente, obrigado por olhar o Modulo 4.
Achamos melhor nao colocar um link sobre o texto (Familia Schurmann) feito pela Marine e Janete pois as mesmas informacoes podem ser encontradas na pagina da propria Familia Schurmann que, este sim, possui um link em nosso texto.
Quanto a ferramenta de votacao, concordo com voce que um texto explicativo deve ser acrescentado. Farei isto o mais breve possivel e gostaria que voce, e os demais, deem uma olhada nele e critiquem ("se necessario"!).
Ate mais...
Nome : Marco Trentin
Endereco : trentin@upf.tche.br
opiniao : Pessoal, voces viram a data da minha ultima mensagem?
E' a primeira vez que estou presenciando problemas relacionados ao famoso "bug do milenio"!
Desculpem por esta mensagem meio fora do assunto, mas achei legal comentar com voces isto...
Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Olá pessoal!!! Estou na reta final do módulo 2. Gostaria que vcs o analisassem e mandem-me críticas e/ou sugestões, ok!! Estou aguardando
Qto a cor de fundo, usei o verdinho, não sei qual será a cor final, só acho que fica bem mais legal fazer a página com um pouco de cor.
Vejam o módulo 2 em MÓDULO 2
Nome : Andréa Pereira
Endereco : andreap@inf.ufrgs.br
opiniao : Esqueci de dizer que falta o link para o filme, gostaria de saber quem vai fazê-lo?
O texto já está pronto e aberto a sugestões.
Nome : Cleuza Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Contribuições para Andréia
Gostei muito da sua página, está mais alegre, mas como o grupo decidiu pelo fundo cinza liso penso que vc deve seguir o padrão. Estou partindo da observação que fiz pela resolução do PC que tenho aqui na universidade, que não é grande coisa, tem uma péssima resolução e por isso fica até difícil fazer a leitura do texto.
Outra observação que tenho a fazer é com relação ao texto sobre o papel do professor facilitador ou moderador etc.
Nosso curso foi montado sobre uma teoria construtivista interacionista que tem uma visão completamente diferente da exposta no módulo. Penso que não podemos ser incoerentes teoricamente. É uma posição bastante difícil de se manter quando todos os outros textos que fundamentam o curso dizem o contrário.
Talves a colocação de alguns links para os autores americanos (?) citados, somente para efeito de pesquisa. Assim mesmo estaríamos sendo incoerentes teoricamente.
A propria ferramente EquiText é uma ferramenta interativa com princípios interacionistas que levam à construção do conmhecimento.
O texto abaixo é de uma aula da Profª Lucila Santarosa e dá uma demosntração do que estou dizendo:
"O professor DIRETIVISTA é o :
-Transmissor do saber instituido;
-instrutor;
-organizador das práticas;
-condutor das atividades;
-copiador;
-detentor do saber;
-conservador - contrário às mudanças;
-caminha à frente do aluno.
O professor CONSTRUTIVISTA é:
-Criador de ambientes de aprendizagem;
-orientador das práticas;
-parceiro nas atividades;
-transformador;
-eterno aprendiz e pesquisador;
-inovador;
-caminha ao lado do aluno."
O texto abaixo é de uma pesquisa minha como atividade/tarefa para a disciplina Tópicos em Informática na Educação- Prof. Lucila, acrescenta mais alguma coisa a respeito do tema.
Comentários sobre o professor construtivista:
"Professor Construtivista: O estudo das origens e funções psicológicas procede das diferentes teorias e concepções de homem e de como ele aprende. Dentre as diversas
correntes epistemológicas destacam-se as teorias interacionistas do desenvolvimento.
Essas teorias apoiam-se na idéia de interação entre o organismo e o meio e a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com ele. Novas construções dependem das relações que estabelecem com o ambiente numa situação determinada.
Dessa forma pode-se dizer que um professor cuja formação teórica está embasada nos princípios da teoria interacionista de Piaget ou sócio-interacionista de Vygotsky e outros, é um professor que tem uma concepção construtivista do conhecimento. Esta concepção se refletirá sobre sua postura e prática pedagógica.Esta postura o levará a ser um mediador no processo de aprendizagem do aluno.
Assim, o professor construtivista deverá ser, ainda, aquele que:
- tem uma visão holística das situações em sua prática pedagógica;
- organiza e administra o tempo o espaço e as condições em que deve ocorrer a aprendizagem, porém, proporcionando um ambiente de liberdade para que esta ocorra;
- estabelece regras claras com o grupo de forma a desenvolver a prática colaborativa e a responsabilidade de todos;
- não diz faça como eu, mas faça comigo, isto é, interage com o aluno;
- considera a história, a cultura, a linguagem e as experiências de cada um de seus alunos;
- oportuniza o desenvolvimento da autonomia, criatividade e criticidade.
- em sua prática pedagógica, os erros deixam de ser instrumentos de poder de pressão sobre os alunos, para se constituírem em subsídios de grande riqueza para orientar a sua ação;
- faz uma auto-reflexão como meio de superar as respostas e julgamentos estereotipados;
- provoca conflitos e tem capacidade para enfrentar situações conflituosas;
- colabora com os alunos na identificação e solução de seus problemas;
- é capaz de perceber as situações que se apresentam a partir de um outro ponto de vista que não seja o dele.
Em resumo, em sua interação com o aluno o professor deverá ser o andaime ( "andaimaria", metáfora criada por Bruner, 1976). "Mediante esta metáfora, quer-se
ressaltar ao mesmo tempo o caráter necessário das ajudas, dos andaimes que os agentes educativos prestam ao aprendiz, e seu caráter transitório, já que os andaimes são retirados, de forma progressiva, à medida que o aprendiz vai assumindo maiores cotas de autonomia e de controle da aprendizagem" ( Coll C. e Solé I.,1996:291).
(Coll, César e outros (org). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação.V.2. Porto Alegre. Artes Médicas:1996.)
Andreia, espero ter contribuído para o teu texto, mas ainda quero perguntar uma coisa: Vocé esta fazendo o módulo sozinha? Podemos trocar algumas idéias.
Abraços
Cleuza Alonso
Nome : Cleuza Alonso
Endereco : alonso@ccsh.ufsm.br
opiniao : Colegas
Errata: No texto acima onde se lê "talves", leia-se "talvez".
Obrigada.
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : jscosta@cpovo.net
opiniao : Minha última versão da "motivação" para avaliação do grupo. Abraços, Janete.
Nome : marine
Endereco : unedrs@zaz.com.br
opiniao : Oi pessoal estou aqui na Escola aplicando o Exame Final para os meus alunos e não poderei estar aí com vocês mas sepre estarei dando uma olhadinha no mural para saber de alguma novidade, aguardo notícias de vocês.
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Página de auto avaliação: Cleusa e demais, dar uma olhada. Se aprovado pedir para o fabrício colocar CGI.
auto-avaliação ">Teleducação
Nome : Adriana Krum
Endereco : zuca@pro.viars.com.br
opiniao : Página de auto avaliação: Cleusa e demais, dar uma olhada. Se aprovado pedir para o fabrício colocar CGI.
auto-avaliação
Nome : Claudia Rizzi
Endereco : claudiab@inf.ufrgs.br
opiniao : Olá pessoal,
Notícias do curso Groupware:
1) Criamos uma aula chamada "groupware - trabalhando cooperativamente via internet" no aulanet. Para entrar nesta página, basta entrar no aulanet como professor, em manutenção de curso. Todas as páginas (não só a primeira) devem ser incluídas neste módulo. Pedimos que todos incluam até amanhã 13/01 para iniciarmos os testes.
2) Verifique se seu módulo utiliza o mural. A Marine estará enviando mail fornecendo as instruções de como fazer para incluí-lo.
3) Pedimos que a Zuca inclua também na aula chamada "groupware - trabalhando cooperativamente via internet" no aulanet, aquela página de abertura (com a figura e os tijolinhos), e a defina como página de abertura (início). Só que para isso, é necessário prestar atenção para que os links para cada um dos 6 módulos estejam direcionados para os arquivos no aulanet, e não no penta. Além disso, lembrar de eliminar o link que direcionava para o aulanet (agora desnecessário).
4) Com esta alteração (feita pela Zuca) os cursistas terão acesso à nosso página original de abertura e a partir dela acessarão os demais módulos (conforme anteriormente) só que via aulanet.
5) Ficou decidido que o módulo 3, agora passará a módulo 4 e o módulo 4 agora é o módulo 3. Então os coordenadores Marco/Rose são agora responsáveis pelo módulo 3 e a Marine pelo módulo 4.
6) Pedimos que os coordenadores Marco/Rose revisem seu módulo (agora módulo 3), incluam ilustrações, pensem em atividades que envolvam a experimentação das ferramentas e combinem com a Marine (módulo 4) os detalhes especialmente na escolha de qual ferramenta será efetivamente utilizada no módulo 4 (a princípio ficou acertado que será o ICQ). Isso é urgente!
7) Recado para Marco/Rose: existe no penta no endereço ftp://penta.ufrgs.br/pub/tools2/ o arquivo cu21w32x.exe uma versão do Cu-SeeMe. Talvez seja útil.
8) Estamos discutindo a melhor forma de funcionamento/atendimento nos plantões durante o curso. Ficou decidido que cada coordenador do módulo fica de plantão no decorrer do seu módulo, e os demais ficam como auxiliares. Estamos pensando em dar apoio aos cursistas via ICQ, alguém tem experiência e/ou idéia melhor? Precisamos decidir.
9) O cronograma dos plantões segue anexo.
10) Lembrando, todos nós deveremos estar presentes na aula inaugural do dia 18. A Cleuza irá enviar via mail a programação geral deste dia. No entanto, devemos nos preparar porque os responsáveis pelos módulos os apresentarão, via powerpoint. O tempo de duração desta apresentação (de como funcionará o módulo) é de 30 minutos, aproximadamente.
11) Nosso próximo encontro presencial ocorrerá na segunda feira dia 17/01, no mesmo horário da aula (pela manhã no PGIE). Neste encontro, faremos os últimos acertos para a aula presencial. É importante que os coordenadores tragam pronta/quase pronta as respectivas apresentações. Feito isso, faremos mais um teste geral de todas as páginas do curso. É importante que todos participem para corrigirmos os possíveis erros.
12) O EquiText ainda está sendo desenvolvido. O Fabrício pretende disponibilizar uma versão teste entre 12-13/01. Estamos preocupados que a ferramenta funcione 100% (ou quase isso). Para isso, é necessário realizarmos todos os testes possíveis. O Fabrício irá enviar mail dizendo onde o EquiText está e como utilizá-lo. Assim, é importantíssimo que cada um ajude a testá-lo. A idéia é elaborar de um texto colaborativamente, usando o EquiText, sobre o tema "Aprender e Ensinar no Brasil 2000".
13) Uma identificação e senha foi criada para o curso: groupware e group-ware respectivamente.
14) Há alguns dias, o Fabrício enviou uma mensagem solicitando que todos nós (professores do curso) nos inscrevêssemos na lista de discussão groupware-l. Ele nos avisa que apenas a Zuca se cadastrou. É importante que todos efetuemos o cadastro porque esta será a lista utilizada pelos cursistas.
No mais, há muita coisa a ser feita, e continuamos a solicitar colaboração.
Um abraço a todos
Claudia
Nome : Janete Sander Costa
Endereco : jscosta@cpovo.net
opiniao : MotivaçãoEste é o novo arquivo sobre motivação. Verifiquem, por favor. Janete
Computador utilizado: (200.202.249.30)
Nome:
Endereco:
Opiniao: