O modo de transmissão síncrono é uma maneira de transmitir bits de forma que estes possam ser recebidos adequadamente pelo destinatário. No entanto, para que a informação enviada seja corretamente interpretada, o receptor deve conhecer a priori os instantes que separam os bits dentro do caractere[GIO 86].
Neste modo de transmissão, o receptor e o transmissor estão sincronizados quase que permanentemente (podem ocorrer perdas de sincronismo durante a transmissão). O receptor conhencendo os intervalos de tempo representativos dos bits, identifica a seqüência de bits transmitida, fazendo uma amostragem do sinal recebido em intervalos regulares de T segundos. Essa temporização básica corresponde à onda de relógio (clock) de período T segundos que estabelece a taxa ou velocidade de transmissão 1/T, expressa normalmente em bits por segundo (bps)[GIO 86].
Para que ocorra a sincronização e esta amostragem possa ser feita nos instantes apropriados (mesma cadência de emissão dos bits), ocorre o envio de uma configuração de bits de sincronização no inicio do bloco a ser transmitido. Contudo, se o bloco é muito extenso, algumas máquinas costumam ressincronizar seus osciladores, enviando, no interior do bloco, caracteres de sincronização, principalmente em mensagens muito longas. Este caracter deve ser precisamente diferenciado dos demais para não haver ressincronização em momento errado [TAR XX]. Neste sentido são utilizadas técnicas de transparência.
Deve-se observar que o modo de transmissão sincrono é mais utilizado quando as máquinas usadas transmitem sua informação continuamente na linha, oferecendo uma utilização mais eficiente desta linha [TAR 82]. Neste modo, os bits de um caractere são seguidos imediatamente pelos próximos, não havendo delimitadores de caracter (start/stop bits) como na transmissão assíncrona. A montagem desses blocos de transmissão (com tamanho fixo ou variável) exige o uso de buffers para acumular as informações e armazená-las antes da transmissão ou na recepção.
A partir das características apresentadas, podemos definir algumas vantagens e desvantagens do modo de transmissão sincrono: