CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?

Eduardo Fleury Mortimer
Faculdade de Educação da UFMG


http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N1/2artigo.htm

Resumo

Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola: a noção de perfil conceitual. Essa noção permite entender a evolução das idéias dos estudantes em sala de aula não como uma substituição de idéias alternativas por idéias científicas, mas como a evolução de um perfil de concepções, em que as novas idéias adquiridas no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as idéias anteriores, sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através dessa noção é possível situar as idéias dos estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber escolar e com o saber científico.
Palavras chaves: construtivismo, mudança conceitual, perfil conceitual.

 

Relação desenvolvimento e aprendizagem l Teoria de Piaget sobre o desenvolvimentp cognitivo - figura resumo l A teoria de Piaget l Construtivismo l Mapa conceitual sobre o construtivismo e o computador na educação l Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?l Porque o Computador na Educação? l Exemplo de aprendizagem usando atividades integradas: Projeto AMORA