CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA
CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?
Eduardo Fleury Mortimer
Faculdade de Educação da UFMG
http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N1/2artigo.htm
Resumo
Neste artigo discutiremos criticamente alguns aspectos do construtivismo e das
estratégias de ensino para mudança conceitual, buscando construir
um modelo alternativo para compreender as concepções do estudantes
dentro de um esquema geral que permita relacioná-las e ao mesmo tempo
diferenciá-las dos conceitos científicos apreendidos na escola:
a noção de perfil conceitual. Essa noção permite
entender a evolução das idéias dos estudantes em sala de
aula não como uma substituição de idéias alternativas
por idéias científicas, mas como a evolução de um
perfil de concepções, em que as novas idéias adquiridas
no processo de ensino-aprendizagem passam a conviver com as idéias anteriores,
sendo que cada uma delas pode ser empregada no contexto conveniente. Através
dessa noção é possível situar as idéias dos
estudantes num contexto mais amplo que admite sua convivência com o saber
escolar e com o saber científico.
Palavras chaves: construtivismo, mudança conceitual, perfil conceitual.
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