Construtivismo e o uso do computador na educação
Relação
desenvolvimento e aprendizagem
Algumas questões, para persarmos, sobre o trabalho de Jean Piaget.
Piaget, embora não
tendo sido um educador, contribuiu muito para a discussão de questões
relativas ao desenvolvimento do raciocínio do homem. Quais os pressupostos
da Teoria Construtivista de Jean Piaget?
O que significa na Teoria
Construtivista os termos assimilação, acomodação,
adaptação e equilibração?
Quais devem ser os objetivos
da educação numa visão Construtivista?
De que forma Piaget concebe
a ação do meio social sobre as possibilidades de cada indivíduo?
Segundo a Teoria Construtivista
de Jean Piaget, quais os estágios de desenvolvimento por que passa o
ser humano?
Quais os pressupostos
básicos da Teoria Histórico Cultural de Vigotsky?
Como Piaget e Vigotsky
concebem o processo de desenvolvimento e quais os pontos de divergência
entre estes dois teóricos?
O que significa Zona de
Desenvolvimento Proximal na Teoria Histórico Cultural?
Que implicações
o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal traz para a prática em
professores?
Como se formam os conceitos
segundo os pressupostos da Teoria Histórico Cultural?
Que atuação
teve Vigotsky em relação à educação especial?
Qual o papel atribuído
à linguagem pela Teoria Histórico Cultural?
Que bibliografia pode
ser recomendada para maiores esclarecimentos sobre a obra de Piaget e de Vigotsky?
Estas questões foram
retiradas do site:
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/cime/ME03/ME03.html
Relação desenvolvimento e aprendizagem l Teoria de Piaget sobre o desenvolvimentp cognitivo - figura resumo l A teoria de Piaget l Construtivismo l Mapa conceitual sobre o construtivismo e o computador na educação l Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? l Porque o Computador na Educação? l Exemplo de aprendizagem usando atividades integradas: Projeto AMORA