Por que o Computador na
Educação? - José Armando Valente
Resumo/introdução
Foi dito no capítulo anterior que o computador está propiciando
uma verdadeira revolução no processo de
ensino-aprendizagem. Uma das razões dessa revolução é
o fato de ele ser capaz de ensinar.
Entretanto, o que transparece, é que a entrada dos computadores na educação
tem criado mais controvérsias e
confusões do que auxiliado a resolução dos problemas da educação.
Por exemplo, o advento do computador na educação provocou o questionamento
dos métodos e da prática educacional.
Também provocou insegurança em alguns professores menos informados
que receiam e refutam o uso do computador na sala de aula.
Entre outras coisas, esses professores pensam que serão substituídos
pela máquina.
Além disso, o custo financeiro para implantar e manter laboratórios
de computadores exige
que os administradores adicionem alguma verba ao já minguado orçamento
da escola.
Finalmente, os pais exigem o uso do computador na escola, já que seus filhos,
os futuros membros da
sociedade do século 21, devem estar familiarizados com essa tecnologia.
Tendo em mente esse panorama, talvez um pouco exagerado mas, não impossível,
as perguntas mais
comuns e naturais que se faz são:
- que benefícios
serão conseguidos com a introdução do computador na educação?
ou,
- por quê usar o
computador na educação?
- Existe realmente algum
benefício auferido ou é uma questão de modismo?
http://www.edutecnet.com.br/Textos/Alia/PROINFO/prf_txtie09.htm