Aula 13: Cognição e o computador na educação
Como funciona o cérebro humano

Como são construídas as memórias?

Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando estes princípios?

Como se processa a influência do uso de recursos informatizados na  forma pela qual as pessoas aprendem, ou seja, na questão cognitiva?
Se a capacidade humana cria e modifica a tecnologia, criando e inventando novos instrumentos, qual o efeito inverso, isto é, como age a tecnologia sobre a cognição?


Objetivos:

Referências

  1. Apresentação PowerPoint sobre a evolução do uso do computador na educação e a questão da cognição
  2. Ciência da Cognição - Definições
  3. Estruturas de memória
  4. O poder da mente
  5.  Educação e Informática:A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição - versão local

Atividades desta unidade
  1. Registrar sua participação na atividade indicando qual o material sobre cognitivismo consultado, além do material disponibilizado nas referências desta aula e fazendo um pequeno resumo sobre este material, destacando os aspectos mais relevantes encontrados (que digam respeito com o tema da aula)
  2. Examinar os textos de referência apresentados  (os que já estavam a disposição na aula e os resumos colocados pelos colegas)
  3. Elaborar uma apresentação multimídia (com PowerPoint) comparando o papel do computador no comportamentalismo e no cognitivismo e apontando maneiras de melhorar a cognição pelo uso do computador no processo de aprendizagem.
  4. Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula13, usando o mecanismo de upload . Não esquecer de colocar na primeira tela do arquivo PPT, o nome do(a) autor(a).
  5. Registrar no mural o nome do arquivo mural

Alunos registrados na aula 13

Mural com as respostas.
Tabela com conceitos até o momento: Clique aqui para avisar sobre trabalhos entregues cuja nota não consta na tabela

Avisos sobre trabalhos colocados recentemente

©  Liane Tarouco