Aula 13: Cognição e o computador
na educação
Como funciona o cérebro
humano
Como são construídas as memórias?
Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando estes
princípios?
Como se processa a influência do uso de recursos informatizados
na forma pela qual as pessoas aprendem, ou seja, na questão
cognitiva?
Se a capacidade humana cria e modifica a tecnologia, criando e inventando
novos instrumentos, qual o efeito inverso, isto é, como age a tecnologia
sobre a cognição?
Objetivos:
-
Descrever os conceitos básicos da Ciência da Cognição
-
Analisar a aplicação dos conceitos sobre cognição
e formação de memória no planejamento de ambientes
de aprendizagem apoiados por computador.
Referências
-
Apresentação
PowerPoint sobre a evolução do uso do computador na educação
e a questão da cognição
-
Ciência
da Cognição - Definições
-
Estruturas de
memória
-
O
poder da mente
-
Educação
e Informática:A Relação Homem/Máquina e a Questão
da Cognição - versão
local
-
... a tecnologia modifica a expressão criativa do homem, modificando
sua forma de adquirir conhecimento, interferindo assim em sua cognição.
-
Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia,
a Internet, a telemática, trazem novas formas de ler, de escrever,
e portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra
como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela
do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando
no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve,
forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência,
a um pensar diferente.
-
Como procede uma criança na sua relação com o computador,
frente ao vídeo, tendo sua curiosidade desafiada por diversos botões
e pelo teclado? Operamos sempre na busca, no tateamento, e, inadvertidamente,
nos transformamos, como crianças,
em "experimentadores", em curiosos - e inseguros - pesquisadores
que, face às diversas possibilidades, de resultados imprevisíveis,
que nos oferece a máquina, virtualizamos nossas experiências,
nossas tentativas de invenção.
Atividades desta unidade
-
Registrar
sua participação na atividade indicando qual o material
sobre cognitivismo consultado, além do material disponibilizado
nas referências desta aula e fazendo um pequeno resumo sobre este
material, destacando os aspectos mais relevantes encontrados (que digam
respeito com o tema da aula)
-
Examinar os textos de referência apresentados (os que já
estavam a disposição na aula e os resumos colocados pelos
colegas)
-
Elaborar uma apresentação multimídia (com PowerPoint)
comparando o papel do computador no comportamentalismo e no cognitivismo
e apontando maneiras de melhorar a cognição pelo uso do computador
no processo de aprendizagem.
-
Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula13,
usando o mecanismo de upload
. Não esquecer de colocar na primeira tela do arquivo PPT, o nome
do(a) autor(a).
-
Registrar no mural o nome do arquivo
© Liane Tarouco