Aula 14: O construtivismo e o uso do computador na educação  

Quais os pressupostos do construtivismo?

Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando estes princípios?

Como o uso do computador no processo de ensino aprendizagem poderia ajudar?


Objetivos


Referências

  1. Mapa conceitual
  2. Relação desenvolvimento e aprendizagem
  3. Projeto AMORA - colégio de Aplicação/UFRGS
  4. CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?(1)
  5. Toward Combining Programmed Instruction and Constructivism for Tutorial Design (cópia local)
  6. Behaviourist and Constructivist approaches to multimedia (cópia local)
  7. A evolução dos ambientes de aprendizagem construtivistas
  8. Busque conhecimento suplementar sobre o assunto em discussão, no WWW em revistas, artigos, livros etc...
  9. Analise os exemplos de situações de ensino-aprendizagem

Atividades desta unidade

  1. Revisar a tabela com os trabalhos do semestre (turma Aturma C) e avisar se existe algum problema
  2. Registrar sua participação na atividade
  3. Analisar os exemplos de situações de ensino-aprendizagem apresentados investigando se/como eles oferecem condições para atividades de ensino-aprendizagem construtivistas
  4. Discutir em grande grupo o que foi analisado.
  5. Relatar uma situação de ensino-aprendizagem apoiada por computador fictícia, que utilize os princípios do construtivismo. Descreva em seu relato, os resultados alcançados com a situação imaginada. Elabore o relato ilustrando e produzindo um arquivo HTML que deverá ser uploaded.
  6. Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula14, usando o mecanismo de upload . Não esquecer de colocar no texto HTML, o nome de todos os integrantes do grupo.
    Observação: Este material será apresentado para a turma na próxima aula, quando será avaliado pelo grupo.
  7. Registrar no mural o nome do arquivo produzido e a opinião de seu grupo sobre esta atividade. mural

 
Alunos registrados na aula 14
 
Mural 
Avisos sobre trabalhos colocados recentemente

© 1998 Liane Tarouco