Aula 14: O construtivismo e o uso do computador
na educação
Quais os pressupostos do construtivismo?
Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando estes
princípios?
Como o uso
do computador no processo de ensino aprendizagem poderia ajudar?
Objetivos
-
Analisar as situações de ensino-aprendizagem apoiados
em computador sob o ponto de vista do construtivista
-
Projetar uma situação de ensino-aprendizagem apoiada em
computador
Referências
-
Mapa conceitual
-
Relação
desenvolvimento e aprendizagem
-
Projeto
AMORA - colégio de Aplicação/UFRGS
-
CONSTRUTIVISMO,
MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?(1)
-
Toward
Combining Programmed Instruction and Constructivism for Tutorial Design
(cópia
local)
-
Behaviourist
and Constructivist approaches to multimedia (cópia
local)
-
A evolução
dos ambientes de aprendizagem construtivistas
-
Busque conhecimento suplementar sobre o assunto em discussão,
no WWW em revistas, artigos, livros etc...
-
Analise os exemplos
de situações de ensino-aprendizagem
Atividades desta unidade
-
Revisar a tabela com os trabalhos do semestre
(turma A ,
turma C) e
avisar se existe
algum problema
-
Registrar sua participação na atividade
-
Analisar os exemplos de situações de ensino-aprendizagem
apresentados investigando se/como eles oferecem condições
para atividades de ensino-aprendizagem construtivistas
-
Discutir em grande grupo o que foi analisado.
-
Relatar uma situação de ensino-aprendizagem apoiada por
computador fictícia, que utilize os princípios do construtivismo.
Descreva em seu relato, os resultados alcançados com a situação
imaginada. Elabore o relato ilustrando e produzindo um arquivo HTML que
deverá ser uploaded.
-
Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula14, usando o mecanismo
de upload . Não
esquecer de colocar no texto HTML, o nome de todos os integrantes do grupo.
Observação: Este material será apresentado para a
turma na próxima aula, quando será avaliado pelo grupo.
-
Registrar no mural o nome do arquivo produzido e a opinião de
seu grupo sobre esta atividade.
© 1998 Liane Tarouco