Introdução

Este trabalho é o resultado de um esforço conjunto dos alunos da disciplina de Teleducação do curso de Pós Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, cuja elaboração do texto realizou-se de forma assíncrona e a distância, onde são analisadas as principais ferramentas de software existentes, que viabilizam a interatividade através da Web, com ênfase em suas implicações pedagógicas para o ensino a distância, à luz das principais linhas teóricas que norteiam o processo de conhecimento/aprendizagem.

O capitulo I aborda as bases teóricas que permeiam o trabalho como um todo. Mais especificamente, a afetividade, a interatividade e a aprendizagem são abordadas sob a visão do behaviorismo, do cognitivismo e do construtivismo.

No capítulo II, são apresentadas as ferramentas para interatividade na web, tanto síncronas quanto assíncronas. São feitas discussões sobre a funcionalidade destas ferramentas, bem como suas perspectivas e limitações sob o ponto de vista da prática didático-pedagógica.

A utilização destas ferramentas, em conformidade com o projeto pedagógico a ser executado, requer que certos requisitos sejam satisfeitos. O capítulo III aborda aspectos sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino/aprendizagem assíncrona, bem como as condições necessárias para a efetivação desta prática.

 

Voltar ao Início               Página Inicial

Afetividade, Interatividade e Aprendizagem - Ferramentas para Web - Implicações Pedagógicas - Conclusão - Referências Bibliográficas