Introdução
Este trabalho é o
resultado de um esforço conjunto dos alunos da disciplina de
Teleducação do curso de Pós Graduação em Informática na
Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS,
cuja elaboração do texto realizou-se de forma assíncrona e a
distância, onde são analisadas as principais ferramentas de
software existentes, que viabilizam a interatividade através da
Web, com ênfase em suas implicações pedagógicas para o ensino
a distância, à luz das principais linhas teóricas que norteiam
o processo de conhecimento/aprendizagem.
O capitulo I aborda as bases teóricas que permeiam o trabalho
como um todo. Mais especificamente, a afetividade, a
interatividade e a aprendizagem são abordadas sob a visão do
behaviorismo, do cognitivismo e do construtivismo.
No capítulo II, são apresentadas as ferramentas para
interatividade na web, tanto síncronas quanto assíncronas. São
feitas discussões sobre a funcionalidade destas ferramentas, bem
como suas perspectivas e limitações sob o ponto de vista da
prática didático-pedagógica.
A utilização destas ferramentas, em conformidade com o projeto
pedagógico a ser executado, requer que certos requisitos sejam
satisfeitos. O capítulo III aborda aspectos sobre o papel do
professor e do aluno no processo de ensino/aprendizagem
assíncrona, bem como as condições necessárias para a
efetivação desta prática.
Afetividade, Interatividade e Aprendizagem - Ferramentas para Web - Implicações Pedagógicas - Conclusão - Referências Bibliográficas