A teoria de David Ausubel é baseada na visão cognitivista e segundo estavisão, aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo. Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno.
Ausubel elaborou a teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo. A Estrutura cognitiva é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo.Novas idéias e informações são aprendidas e retidas na medida em que existem pontos de ancoragem . A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende
Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não só acréscimos.
À medida em que a aprendizagem significativa
ocorre, conceitos são desenvolvidos,elaborados e
diferenciados em decorrência de sucessivas
interações:
Teóricos da Aprendizagem: Gagne
Vá para Por
que Usar Modelos Instrucionais?
Retorne para Modelos
Baseados na Teoria da Aprendizagem
Retorne para Modelos
Instrucionais