Teoria da Aprendizagem Significativa: Ausubel

A teoria de David Ausubel é baseada na visão cognitivista e segundo estavisão, aprendizagem é a organização e integração de material na estrutura cognitiva do indivíduo. Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno.

Ausubel elaborou a  teoria da aprendizagem significativa que definiu como o processo através do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo.  A Estrutura cognitiva  é uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo. 

Novas idéias e informações são aprendidas e retidas na medida em que existem pontos de ancoragem . A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva de quem aprende

 Aprendizagem implica em modificações na estrutura cognitiva e não só acréscimos.

À medida em que a aprendizagem significativa ocorre, conceitos são desenvolvidos,elaborados e diferenciados em decorrência de sucessivas interações:

A programação do material instrucional deve contemplar também a exploração de relações entre idéias

Teóricos da Aprendizagem: Gagne


Vá para Por que Usar Modelos Instrucionais?
Retorne para Modelos Baseados na Teoria da Aprendizagem
Retorne para Modelos Instrucionais


HomeTutorialGlossary ReferencesInteresting Links