Teoria da Aprendizagem e
aplicação ao projeto instrucional: Gagne
Gagné considera a
aprendizagem como uma mudança
interior e tenta integrar os conceitos básicos das teorias
cognitivas e comportamentais.
Esta teoria convenciona que
existem diferentes tipos ou
níveis de aprendizado. A importância destas
classificações é que cada tipo requer
diferentes
tipos de instrução.
Gagné identifica
cinco categorias de aprendizado:
-
informação verbal,
- habilidades
intelectuais,
- estratégias
cognitivas,
- habilidades motoras
e
- atitudes.
Condições internas e externas diferentes
são
necessárias para cada tipo de aprendizado. Por exemplo: para
que
estratégias cognitivas sejam aprendidas é preciso
que
exista uma chance para se praticar o desenvolvimento de novas
soluções para os problemas. Para aprender
atitudes, a
pessoa precisa ser exposta a um modelo verossímil de papel,
ou a
argumentos persuasivos.
Gagné sugere que
tarefas de aprendizado para habilidades
intelectuais podem ser organizadas em hierarquia, de acordo com a
complexidade:
- reconhecimento de
estímulo,
- geração
de resposta,
- seguir
procedimentos,
- uso da
terminologia,
- discriminações,
- formação
de conceito,
- aplicação
de regras e
- resolução
de problemas.
A hierarquia é importante para identificar os
pré-requisitos que devem ser completados para facilitar o
aprendizado em cada um dos níveis. As hierarquias de
aprendizado
fornecem uma base para a seqüência de
instrução.
A teoria
propõe nove eventos de
instrução e processos cognitivos correspondentes:
1.
obter atenção (recepção)
2.
informar o objetivo para os aprendizes
(expectativa)
3. estimular
a lembrança do aprendizado anterior
(recuperação)
4. apresentar
o estímulo
(percepção seletiva)
5. fornecer
orientação de aprendizado
(código semântico)
6. elicitar
performance (resposta)
7. fornecer
feedback (reforço)
8. avaliar
o desempenho
(recuperação)
9. aumentar
a retenção e a transferência
(generalização).
Estes eventos devem satisfazer ou fornecer as
condições
necessárias para o aprendizado e servir como base para criar
a
instrução e selecionar os meios
apropriados
Exemplos:
Teóricos da
Aprendizagem: Ausubel
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