Função Cognitiva
A Tabela 3 mostra como as imagens podem ensejar alguns processos cognitivos.
Tabela 3 - Funções cognitivas das
imagens
Eventos instrucionais |
Descrição |
Exemplo |
Chamar Atenção |
Imagens e design que
direcionam a atenção do aluno para os elementos mais importantes do material
instrucional o que minimiza as distrações. |
Um círculo que assinala
uma parte relevante de uma imagem.
Colocar texto descritivo
próximo à imagem. |
Ativar ou construir conhecimento |
Imagens que ativam modelos
mentais existentes ou fornecem modelos que apóiam a aquisição de novos
conhecimentos. |
Analogia visual entre um conteúdo
novo e um conteúdo familiar.
Uma imagem com uma visão
geral do novo conteúdo. |
Minimizar a carga
cognitiva |
Imagens e design que
minimizam a carga cognitiva externa na memória de trabalho. |
Esquemas versus
fotografia.
Imagens relevantes versus
imagens decorativas. |
Construir modelos mentais |
Imagens que ajudam os
alunos a construir novos esquemas na memória de longo prazo que darão suporte
à compreensão do conteúdo. |
Imagens que ilustram como
as coisas funcionam.
Simulações que constroem
modelos mentais de causa e efeito. |
Facilitar a transferência
de aprendizagem |
Imagens que promovem um
entendimento profundo. |
Uso de software de simulação de tela que parece e funciona como software real. |
Apoiar a motivação |
Imagens que tornam o
material interessante sem prejudicar a aprendizagem. |
Um layout que facilita a
identificação da estrutura do material educacional. |
Fonte: Clark & Lyons (2011).
Qual evento instrucional esta imagem favorece?
Fonte: http://web.unife.it/convegni/acanthocephala-parasites-of-fish/files/immuno.htm
Chamar atenção
| |
Ativar ou construir conhecimento
| |
Reduzir carga cognitiva
| |
Construir modelos mentais
| |
Facilitar transferência da aprendizagem
| |
Motivação
|
Qual evento instrucional é favorecido usando a imagem da esquerda no lugar da direita?
Fonte: http://migre.me/4586d |
|
Chamar atenção
| |
Ativar ou construir conhecimento
| |
Reduzir carga cognitiva
| |
Construir modelos mentais
| |
Facilitar transferência da aprendizagem
| |
Motivação
|