Função Cognitiva

cognição Com relação às questões cognitivas, é preciso evitar o uso de imagens que não contribuem efetivamente para a aprendizagem daquele determinado conteúdo. Imagens com função meramente decorativa, tais como bordas, animações etc...devem ser evitadas, pois podem distrair o aluno.

A Tabela 3 mostra como as imagens podem ensejar alguns processos cognitivos.

Tabela 3 - Funções cognitivas das imagens

Eventos instrucionais

Descrição

Exemplo

Chamar Atenção

Imagens e design que direcionam a atenção do aluno para os elementos mais importantes do material instrucional o que minimiza as distrações.

Um círculo que assinala uma parte relevante de uma imagem.

Colocar texto descritivo próximo à imagem.

Ativar ou construir conhecimento

Imagens que ativam modelos mentais existentes ou fornecem modelos que apóiam a aquisição de novos conhecimentos.

Analogia visual entre um conteúdo novo e um conteúdo familiar.

Uma imagem com uma visão geral do novo conteúdo.

Minimizar a carga cognitiva

Imagens e design que minimizam a carga cognitiva externa na memória de trabalho.

Esquemas versus fotografia.

Imagens relevantes versus imagens decorativas.

Construir modelos mentais

Imagens que ajudam os alunos a construir novos esquemas na memória de longo prazo que darão suporte à compreensão do conteúdo.

Imagens que ilustram como as coisas funcionam.

Simulações que constroem modelos mentais de causa e efeito.

Facilitar a transferência de aprendizagem

Imagens que promovem um entendimento profundo.

Uso de software de simulação de tela que parece e funciona como software real.

Apoiar a motivação

Imagens que tornam o material interessante sem prejudicar a aprendizagem.

Um layout que facilita a identificação da estrutura do material educacional.

Fonte: Clark & Lyons (2011).

Ícone questão iDevice Multi-choice

Qual evento instrucional esta imagem favorece?

Fonte: http://web.unife.it/convegni/acanthocephala-parasites-of-fish/files/immuno.htm

       
Chamar atenção
Ativar ou construir conhecimento
Reduzir carga cognitiva
Construir modelos mentais
Facilitar transferência da aprendizagem
Motivação

Qual evento instrucional é favorecido usando a imagem da esquerda no lugar da direita?

 

 

 

Fonte: http://migre.me/4586d

 

 

 

 

Fonte: http://www.ideiasdojohn.blogspot.com/

       
Chamar atenção
Ativar ou construir conhecimento
Reduzir carga cognitiva
Construir modelos mentais
Facilitar transferência da aprendizagem
Motivação