Objetivos Educacionais
Clark e Mayer estabelecem cinco tipos diferentes de conteúdo (Clark 2007 apud Clark & Mayer, 2008):
- fato,
- conceito,
- processo,
- procedimento e
- princípio.
Tabela 4 - Imagens para ensinar tipos de conteúdo
Tipo de conteúdo |
Descrição |
Tipo de imagem |
Exemplo |
Fato |
Informação única e isolada
como um formulário, telas de aplicativos específicos ou dados de um produto. |
Representacional
Organizacional |
A tela capturada de uma
planilha eletrônica (Figura 1).
Uma tabela com nome de
peças e especificações. |
Conceito |
Grupos de objetos, eventos
ou símbolos identificados por um único nome. |
Representacional
Organizacional
Interpretativo |
Diagramas de tabelas de
bancos de dado (Figura 2).
Diagrama em árvore das
espécies.
Três fórmulas do Excel que
mostrem regras de formatação. |
Processo |
Uma descrição de como algo
funciona. |
Transformacional
Interpretativo
Relacional |
Animação de como o coração
bombeia o sangue.
Diagramas estáticos que ilustram
como uma bomba de bicicleta funciona.
Imagem mostrando como um
vírus invade a célula (Figura 3). |
Procedimento |
Uma série de etapas que
resulta na conclusão de uma tarefa. |
Transformacional |
Animação de como usar uma
planilha eletrônica.
Um diagrama com setas
mostrando como instalar o cabo da impressora. |
Princípio |
Orientações que resultam
na conclusão de uma tarefa. Relações de causa e efeito. |
Transformacional
Interpretativo |
Um vídeo mostrando
abordagens eficazes de venda.
Uma animação mostrando
genes que passam de pais para filhos. |
Fonte: Clark & Lyons (2011).
Fonte: http://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=19&t=21859
Fato
| |
Conceito
| |
Processo
| |
Procedimento
| |
Princípio
|