Avaliação da aprendizagem

Estudantes aprendem de várias maneiras e em diferentes velocidades e o professor deve buscar identificar quando e como é necessário ajustar o esquema de ensino-aprendizagem em uso.

 Este processo de ajuste é, basicamente, derivado de resultados de uma avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Isto pode ser feito a partir de testes, que mostram o grau em que os alunos atingiram os objetivos educacionais. Outra modalidade a ser usada é a discussão com os alunos sobre o processo de ensino- aprendizagem como um todo.

Um aspecto relevante, quando se planeja uma atividade de ensino-aprendizagem apoiada por computador é o da estratégia para avaliar a aprendizagem.

Uma das abordagens possíveis para desenvolver uma estratégia para avaliação de aprendizagem consiste em definir objetivos educacionais, segundo uma taxonomia como a de Bloom, e depois planejar atividades que criem condições para que o estudante alcance aquele objetivos e então, aferir quantitativamente a medida em que estes objetivos foram alcançados, através de testes.

Outra abordagem é a de Piaget. Sua teoria chamada de Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida concepção construtivista da formação da inteligência. Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, constrói o conhecimento.


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