Este processo de ajuste é, basicamente, derivado de resultados de uma avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Isto pode ser feito a partir de testes, que mostram o grau em que os alunos atingiram os objetivos educacionais. Outra modalidade a ser usada é a discussão com os alunos sobre o processo de ensino- aprendizagem como um todo.
Um aspecto relevante, quando se planeja uma atividade de ensino-aprendizagem apoiada por computador é o da estratégia para avaliar a aprendizagem.
Uma das abordagens possíveis para desenvolver uma estratégia para avaliação de aprendizagem consiste em definir objetivos educacionais, segundo uma taxonomia como a de Bloom, e depois planejar atividades que criem condições para que o estudante alcance aquele objetivos e então, aferir quantitativamente a medida em que estes objetivos foram alcançados, através de testes.
Outra abordagem é a de Piaget. Sua teoria chamada de Epistemologia
Genética ou Teoria Psicogenética é a mais conhecida
concepção construtivista da formação da inteligência.
Jean Piaget, em sua teoria, explica como o indivíduo, constrói
o conhecimento.