Aula 13: Cognição e o computador na educação
Como
funciona o cérebro humano?
Como são construídas as memórias?
Como conseguir uma aprendizagem mais efetiva e duradoura usando
estes princípios?
Como o uso do computador no processo de ensino aprendizagem poderia
ajudar?
Objetivos:
-
Descrever os conceitos básicos da Ciência da Cognição
-
Analisar a aplicação dos conceitos sobre cognição
e formação de memória no planejamento de ambientes
de aprendizagem apoiados por computador.
Referências
-
Apresentação
PowerPoint sobre a evolução do uso do computador na educação
e a questão da cognição
-
Ciência
da Cognição - Definições
-
Estruturas de
memória
-
O
poder da mente
-
Educação
e Informática:A Relação Homem/Máquina e a Questão
da Cognição
Atividades desta unidade
-
Registrar
sua participação na atividade indicando qual o material sobre
cognitivismo consultado, além do material disponibilizado nas referências
desta aula e fazendo um pequeno resumo sobre este material, destacando os aspectos
mais relevantes encontrados (que digam respeito com o tema da aula)
-
Examinar os textos de referência apresentados (os que já estavam a disposição na aula e os resumos colocados pelos colegas)
-
Elaborar uma apresentação multimídia (com PowerPoint)
comparando o papel do computador no comportamentalismo e no cognitivismo e apontando maneiras de melhorar a cognição pelo uso do computador no processo de
aprendizagem.
-
Enviar o arquivo produzido para o diretorio aula13,
usando o mecanismo de upload
. Não esquecer de colocar na primeira tela do arquivo PPT, o nome
do(a) autor(a).
-
Registrar no mural o nome do arquivo
© 1999 Liane Tarouco