Semestre: 1/96
Profa Dra: Léa da Cruz Fagundes
Participantes do grupo de estudo:
Como profissionais comprometidas atuando na área da educação, consideramos de grande importância a compreensão das estruturas envolvidas no processo ensino-aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos - nossa clientela.
Segundo Piaget, o pensamento cresce a partir das abstrações normais, das coordenações gerais das ações e suas relações a nível mental.
Partindo disto, consideramos relevante estudar o surgimento, a estruturação e o desenvolvimento do pensamento lógico nos sujeitos. Acreditamos que estudar e compreender melhor as diferentes etapas do pensamento, permitirá uma "descentração" do nosso ponto de vista como professoras, abrindo espaço para outras perspectivas, respeitando as fases de construção da lógica dos indivíduos e possibilitando o surgimento de melhores intervenções e a crescente colocação de desafios.
A Epistemologia genética de Jean Piaget serve como um aporte teórico importante para nossa área de interesse e atuação neste projeto de estudo. É com base nesta teoria que enfocaremos o presente estudo.
Previsão inicial é de que o projeto tenha um período de duração de 4 meses, no qual seriam realizadas as seguintes atividades:
As etapas citadas acima serão desenvolvidas segundo o seguinte cronograma:
Ano 1996 | |||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Etapas | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |
Março | X | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | X |
Abril | - | X | X | X | X | - | - | - | - | - | - | - | X |
Maio | - | - | - | - | - | X | X | X | - | - | - | - | X |
Junho | - | - | - | - | - | - | - | - | X | X | X | - | X |
Julho | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | X | X |