AVALIAÇÃO


Data: 29/10/98 Hora: 23:11 Máquina: nim.ulbra.tche.br

Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Lista de Cursos Virtuais Cursos Virtuais que podem ser testados para verificar o tipo de avaliação empregada Curso de Inglês Curso de Inglês da Universidade Estácio de Sá: este curso oferece três módulos. Para entrar no curso ou avançar entre os módulos devem ser realizados testes. Esta avaliação é feita através de perguntas de múltipla escolha que são interpretadas e o aluno recebe um feedback indicando seu desempenho. Para trocar de módulo o aluno precisa passar no teste de nivelamento.


Data: 29/10/98 Hora: 23:13 Máquina: nim.ulbra.tche.br

Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Lista de Cursos Virtuais Cursos Virtuais que podem ser testados para verificar o tipo de avaliação empregada. (Desculpem-me: o link anterior estava errado!!!)


Data: 30/10/98 Hora: 18:59 Máquina: math13.mat.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliacao
No site acima, achei esta manifestação: "Os pesquisadores devem tentar usar mais senso-comum e intuição em suas pesquisas sobre o potencial do computador na educação (como talvez estudar casos de sucesso no aprendizado). Se nos limitarmos a medidas de efetividade nas classes de hoje estaremos nos prendendo ao passado." O que voces acham disso?


Data: 30/10/98 Hora: 19:00 Máquina: math13.mat.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
No site acima, achei esta manifestação: "Os pesquisadores devem tentar usar mais senso-comum e intuição em suas pesquisas sobre o potencial do computador na educação (como talvez estudar casos de sucesso no aprendizado). Se nos limitarmos a medidas de efetividade nas classes de hoje estaremos nos prendendo ao passado." O que voces acham disso?


Data: 02/11/98 Hora: 20:28 Máquina: as08.rt15.procergs.com.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
Avaliação e sua forma são referidas como estreitamente ligadas à concepção que possua o avaliador de como se dá o desenvolvimento do indivíduo. Apresenta, então, as concepções básicas do Inatismo, Ambientalismo e sócio-interacionista.


Data: 02/11/98 Hora: 20:47 Máquina: as08.rt15.procergs.com.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
Preconiza que a avaliação deve acompanhar todo o processo educativo, avaliando não só os resultados obtidos individualmente pelo aluno-avaliação retrospectiva- mas, principalmente, aquilo que está embrionário no conhecimento do aluno e que ele revela quando atua/compartilha com o professor e os colegas - avaliação prospectiva.


Data: 03/11/98 Hora: 01:19 Máquina: scm516.ufrgs.br

Nome : Eny Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Este site apresenta diferentes cursos sobre avaliação, com uma sinopse sobre o conteúdo, salientando os ítens abordados.Ver: Assessment


Data: 06/11/98 Hora: 22:59 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br

Nome : Liane
Endereco : http://www.intered.com/long.htm
opiniao : Given the long and continuous interest in self-directed learning in America, it is surprising that the assessment of self-directed learning has received only limited discussion.
the learner has ultimate control over most aspects of learning-from the decision to engage in a specific learning activity to the decision to decide when to end it. Under these circumstances, assessment is controlled by the learner, unless he or she agrees to some external evaluation for reasons such as practice that has implications for the safety and welfare of others, certification, recognition, and so forth.
Consideration of assessment approaches, thus, must include ownership. In the event where the ownership resides completely with the learner, the learner establishes the criteria and methods. But as noted above, at some later date another party may be interested in the learner's skills and knowledge. At that point, the nature and legitimacy of the external interest affects the ownership relations. In the situation where ownership is shared, both parties should participate in the assessment.


Data: 07/11/98 Hora: 12:48 Máquina: kant.psico.ufrgs.br

Nome : Marcus Viniicus Basso
Endereco : mbasso@vortex.ufrgs.br
opiniao : Fiz alguns comentários sobre avaliação. Estão no seguinte endereço. Avaliacao Até segunda-feira.


Data: 07/11/98 Hora: 19:46 Máquina: async010.cax.procergs.com.br

Nome : Carla B. Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Evaluation for Distance Educators O texto aborda alguns aspectos da avaliação na EAD. Trata de modo sintético, na visão
do Dr. Barry Willis, o que e como avaliar em EAD, os tipos e métodos de avaliação e propõe
algumas sugestões. Além disso, nesta página, encontra-se links para outras páginas da College
of Engineering - University of Idaho sobre EAD.


Data: 08/11/98 Hora: 22:43 Máquina: noc.tche.br

Nome : Carla (considerações)
Endereco :
opiniao : Não estudamos primeiro para depois sermos avaliados. Somos avaliados enquanto estudamos, e estudamos enquanto somos avaliados. Avaliação é um componente intrínseco da aprendizagem, e , por conseqüência, só faz sentido se for educativa, ou seja, servir para aprender melhor. ... (tem mais no texto)


Data: 08/11/98 Hora: 23:05 Máquina: noc.tche.br

Nome : Gilberto João Pavani
Endereco :
opiniao : proposta para o ensino técnico


Data: 08/11/98 Hora: 23:17 Máquina: noc.tche.br

Nome : Eny Maria Moraes Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Mecanismos que tabulam apenas o número de participações não me parecem significativos, apenas indicam a intensidade do uso das listas ou quadros de discussão. Mais importante é o que é dito, que pode ser buscado através de palavras-chaves que estejam relacionadas ao conteúdo em questão, porém mesmo assim há a possibilidade de enganos pois os alunos podem usá-las em assertivas sem maior conteúdo.


Data: 08/11/98 Hora: 23:26 Máquina: noc.tche.br

Nome : Trazíbulo Henrique
Endereco :
opiniao : trechos do trabalho de Pedro Demo


Data: 09/11/98 Hora: 09:44 Máquina: 143.54.41.164

Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Taxonomia de objetivos educacionais de Bloom


Data: 09/11/98 Hora: 09:49 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br

Nome : Carlos Zeve
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : Avaliação
Este site mostra a implementação ferramentas para testes usados para avaliação
em Virtual Classroom. Estas ferramentas ainda implementam uma reprodução da avaliação
presencial via WWW. Estes exemplos servem como um ponto de partida ou referência para
aprimoramento desta teconologia.
 


Data: 09/11/98 Hora: 09:57 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br

Nome : Helena Sloczinski
Endereco : hs@logic.com.br
opiniao : AVALIAÇÃO Em qualquer circunstância, a avaliação é um processo complexo que envolve muitas variáveis e que nem sempre correspondem aos objetivos propostos. No objeto da avaliação estão implícitos: comportamentos cognitivos, afetivos e psicomotores. Estes comportamentos precisam ser considerados no momento de elaboração do processo avaliativo. Algumas questões precisam ser consideradas em qualquer tipo de trabalho que se queira avaliar:

Mudanças constantes na tecnologia exigem que a aprendizagem seja permanente e não apenas algo fixo, terminado no período escolar, portanto é necessário uma educação contínua para que o indivíduo seja competitivo no mercado de trabalho. A informação e a educação estão se transformando em serviços essenciais e precisam estar disponíveis. O processo em que a informação e a educação acontecem é importante, pois, na atualidade não basta possuir um diploma, mas entender a maneira como as coisas são feitas, processadas, organizadas e suas interligações, para poder interagir.

O processo de avaliação, como o processo de ensino, precisa considerar a realidade social que temos e que, cada vez mais, exige pessoas que tenham consciência de sua condição de eternos aprendizes, de estarem sempre se deparando com os mais diversos desafios e que precisam transpô-los, aprendendo e assimilando novas formas de se relacionar com o mundo natural e o construído.

Acredito que a avaliação precisa ser parte de um processo de aprendizagem e não, apenas, uma forma de medida que seleciona ou classifica e, muitas vezes, exclui pessoas que possuem condições de avançar. É mais difícil pensar em uma forma de avaliação, quando a aprendizagem é não presencial, porque alguns aspectos de acompanhamento ficam prejudicados, como o comportamento afetivo, a forma de interagir para concretização da aprendizagem com a máquina e com outras pessoas (grupo) que participam do mesmo processo.

O conteúdo, objeto de aprendizagem, também precisa ser considerado para o estabelecimento de critérios de avaliação. Alguns parâmetros avaliativos podem ser levantados para discussão:



Data: 09/11/98 Hora: 10:01 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.br
opiniao : Fiz alguns comentários sobre avaliação a distância. Texto de referência

AVALIAÇÃO - Ensino à Distância O Ensino à Distância veio para responder aos anseios de profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e na prática da utilização de novas estratégias para a melhoria do ensino, que, hoje, está, profundamente, afetado pelas tecnologias interativas de comunicação. Sabemos, também, que a nova LDB abre novas prespectivas e responsabilidades na área educacional, pois podemos falar na construção de uma prática refletida e crítica da Educação. Assim a Educação à Distância deixa de ser, por força legal a esporádica freqüentadora das sessões de orgãos normativos dos sistemas de ensino dedicadas a projetos experimentais para atender jovens e adultos excluídos do acesso e permanência na escola regular

Existem diferenças, não só na Metodologia do Ensino à Distância, onde as atividades são desenvolvidas usando-se:

A avaliação, como em todas as modalidades de ensino, constitui-se um desafio aos professores, devendo ser realizada sob a perspectiva de apoio à aprendizagem e auto-conhecimento do nível de conhecimento atingido. A avaliação à distância deve ser somativa ou recapituladora, sendo realizada pelo próprio aluno, devendo ter, para que isto aconteça, a sua disposição, material instrumental.

Entre materiais disponíveis, que os alunos devem encontrar para sua avaliação de conhecimentos, podemos citar:

Esta reflexão sobre o Ensino à Distância - Avaliação é uma contribuição para despertar o interesse pelo estudo e/ou aprofundamento do mesmo.


Data: 09/11/98 Hora: 10:02 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br

Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : Projeto de Avaliação Institucional

Modelo institucional de avaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.


Data: 09/11/98 Hora: 13:27 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração do texto em anexo: Teleducação
Teleducação


Data: 09/11/98 Hora: 13:29 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração do texto em anexo: Teleducação - http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação 


Data: 09/11/98 Hora: 13:32 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração do texto em anexo: Teleducação - http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação - http://www.castelobranco.br/cead/index.htm 


Data: 09/11/98 Hora: 13:33 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br

Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração do texto em anexo: Teleducação - http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação - http://www.castelobranco.br/cead/index.htm



Data: 10/11/98 Hora: 18:56 Máquina: math13.mat.ufrgs.br

Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Ainda Avaliação
Nessa URL se pode encontrar uma resenha de alguns textos sobre
avaliação e uma lista enorme de publicações.


Data: 11/11/98 Hora: 17:39 Máquina: dl-pm5-11.poa.zaz.com.br

Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : Avaliação em EAD
La evaluación. Según Porlán "evaluar es diagnosticar una situación con rigor para poder tomar decisiones sobre la misma. Calificar es premiar o sancionar públicamente a una persona a través de la cuantificación numérica de su saber" (PORLAN, 1994). Es realizar un seguimiento riguroso e investigativo del desarrollo práctico de la hipótesis curricular abierta y flexible propuesta en la programación de su poder de adaptación a la realidad, de los problemas que genera y de los resultados que se producen (esperados y no esperados). Por lo tanto la evaluación es el motor del cambio curricular y de nuestro desarrollo profesional. Es una forma de motivar a las personas hacia su propia realización. Es un proceso de verificación del cambio o de la transformación del objeto de conocimiento.

Es imprescindible que los alumnos tengan un papel más activo en el proceso evaluativo, que los docentes y estudiantes aprendan a revisar constantemente sus esquemas referenciales a partir de la nueva información adquirida. En primera instancia es el docente quien debe superar sus propias limitaciones para investigar y transformarse. La evaluación es un proceso de retroalimentación para tomar decisiones administrativas y académicas. Es por esta razón que ella debe ser permanente, de carácter formativo e institucional. A través del trabajo de los colectivos académicos se irán formalizando las pruebas institucionales para los respectivos cursos programáticos.

La autoevaluación, la coevaluación y la evaluación institucional, serán las estrategias que complementarán el proceso de construcción del conocimiento, de diálogo de saberes y de formación integral. "La evaluación deberá girar en torno a la comprensión de sí misma como: Una forma de motivar a las personas hacia su propia realización. Un proceso de retroalimentación y autorregulación para la toma de decisiones no solo administrativas sino de promoción. Un proceso contínuo de mejoramiento. Una forma de reconocimiento público sobre la pertinencia social de un programa o una institución. Una forma de comprender y buscar la equidad y la construcción permanente de los factores intersubjetivos y contextuales que operan en la educación superior. Una forma de adquirir los apoyos financieros requeridos para la vida académica de las instituciones. Una forma de lograr reconocimiento por las calidades académicas, el empeño y esfuerzo intelectual que la sociedad reconoce para el desarrollo." (FORERO, 1995)

La autoevaluación permite a una institución definir en qué medida su ser y quehacer se aproxima al ideal propuesto en su visión, misión y proyecto educativo institucional. La Universidad como institución de formación, orientación profesional y construcción de conocimiento y cultura, debe desarrollar en forma cotidiana la evaluación de procesos, productos y desempeños en su quehacer institucional diario. De esta forma, desarrollará una misión dinámica y ofrecerá servicios educativos de alta calidad y competitividad.

La Universidad y el IDEAD deben establecer estándares de calidad del servicio y del desempeño laboral, para saber si se acerca, se aleja o permanecen estáticos frente a los índices de calidad predeterminados, y así, trazar mecanismos y estrategias de mejoramiento. La institución, desde su interior y a partir de una dinámica de la cual es la directa responsable, podrá mostrar un recorrido en el que ella, en ejercicio de su autonomía para definir su organización, estructuras, procesos y programas, se hace responsable de la búsqueda permanente de la calidad. El objetivo de la autoevaluación se puede alcanzar si se plantean y desarrollan estrategias y mecanismos de cambio de mentalidad y acciones de capacitación en relación con el verdadero sentido de importancia que tiene el aplicar procesos permanentes y democráticos de evaluación y autorregulación para mejorar la calidad del trabajo personal y colectivo, así como saber, si los programas y la institución, están logrando los fines y propósitos que se han trazado a través de su misión; operacionalizados a través de los planes educativos institucionales en el marco de los proyectos educativos programáticos (PEP). Outros endereços: Programas de EAD