Data: 29/10/98 Hora: 23:11 Máquina: nim.ulbra.tche.br
Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Lista
de Cursos Virtuais Cursos Virtuais que podem ser testados para verificar
o tipo de avaliação empregada
Curso
de Inglês Curso de Inglês da Universidade Estácio
de Sá: este curso oferece três módulos. Para entrar
no curso ou avançar entre os módulos devem ser realizados
testes. Esta avaliação é feita através de perguntas
de múltipla escolha que são interpretadas e o aluno recebe
um feedback indicando seu desempenho. Para trocar de módulo o aluno
precisa passar no teste de nivelamento.
Data: 29/10/98 Hora: 23:13 Máquina: nim.ulbra.tche.br
Nome : Sidnei Renato Silveira
Endereco : sidnei@inf.ufrgs.br
opiniao : Lista
de Cursos Virtuais Cursos Virtuais que podem ser testados para verificar
o tipo de avaliação empregada. (Desculpem-me: o link anterior
estava errado!!!)
Data: 30/10/98 Hora: 18:59 Máquina: math13.mat.ufrgs.br
Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliacao
No site acima, achei esta manifestação: "Os pesquisadores
devem tentar usar mais senso-comum e intuição em suas pesquisas
sobre o potencial do computador na educação (como talvez
estudar casos de sucesso no aprendizado). Se nos limitarmos a medidas de
efetividade nas classes de hoje estaremos nos prendendo ao passado." O
que voces acham disso?
Data: 30/10/98 Hora: 19:00 Máquina: math13.mat.ufrgs.br
Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
No site acima, achei esta manifestação: "Os pesquisadores
devem tentar usar mais senso-comum e intuição em suas pesquisas
sobre o potencial do computador na educação (como talvez
estudar casos de sucesso no aprendizado). Se nos limitarmos a medidas de
efetividade nas classes de hoje estaremos nos prendendo ao passado." O
que voces acham disso?
Data: 02/11/98 Hora: 20:28 Máquina: as08.rt15.procergs.com.br
Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
Avaliação e sua forma são referidas como estreitamente
ligadas à concepção que possua o avaliador de como
se dá o desenvolvimento do indivíduo. Apresenta, então,
as concepções básicas do Inatismo, Ambientalismo e
sócio-interacionista.
Data: 02/11/98 Hora: 20:47 Máquina: as08.rt15.procergs.com.br
Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
Preconiza que a avaliação deve acompanhar todo o processo
educativo, avaliando não só os resultados obtidos individualmente
pelo aluno-avaliação retrospectiva- mas, principalmente,
aquilo que está embrionário no conhecimento do aluno e que
ele revela quando atua/compartilha com o professor e os colegas - avaliação
prospectiva.
Data: 03/11/98 Hora: 01:19 Máquina: scm516.ufrgs.br
Nome : Eny Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Este site apresenta diferentes cursos sobre avaliação,
com uma sinopse sobre o conteúdo, salientando os ítens abordados.Ver:
Assessment
Data: 06/11/98 Hora: 22:59 Máquina: touro.pgie.ufrgs.br
Nome : Liane
Endereco : http://www.intered.com/long.htm
opiniao : Given the long and continuous interest in self-directed
learning in America, it is surprising that the assessment of self-directed
learning has received only limited discussion.
the learner has ultimate control over most aspects of learning-from
the decision to engage in a specific learning activity to the decision
to decide when to end it. Under these circumstances, assessment is controlled
by the learner, unless he or she agrees to some external evaluation for
reasons such as practice that has implications for the safety and welfare
of others, certification, recognition, and so forth.
Consideration of assessment approaches, thus, must include ownership.
In the event where the ownership resides completely with the learner, the
learner establishes the criteria and methods. But as noted above, at some
later date another party may be interested in the learner's skills and
knowledge. At that point, the nature and legitimacy of the external interest
affects the ownership relations. In the situation where ownership is shared,
both parties should participate in the assessment.
Data: 07/11/98 Hora: 12:48 Máquina: kant.psico.ufrgs.br
Nome : Marcus Viniicus Basso
Endereco : mbasso@vortex.ufrgs.br
opiniao : Fiz alguns comentários sobre avaliação.
Estão no seguinte endereço.
Avaliacao
Até segunda-feira.
Data: 07/11/98 Hora: 19:46 Máquina: async010.cax.procergs.com.br
Nome : Carla B. Valentini
Endereco : carlabv@pro.via-rs.com.br
opiniao : Evaluation
for Distance Educators O texto aborda alguns aspectos da avaliação
na EAD. Trata de modo sintético, na visão
do Dr. Barry Willis, o que e como avaliar em EAD, os tipos e métodos
de avaliação e propõe
algumas sugestões. Além disso, nesta página, encontra-se
links para outras páginas da College
of Engineering - University of Idaho sobre EAD.
Data: 08/11/98 Hora: 22:43 Máquina: noc.tche.br
Nome : Carla (considerações)
Endereco :
opiniao : Não
estudamos primeiro para depois sermos avaliados. Somos avaliados enquanto
estudamos, e estudamos enquanto somos avaliados. Avaliação
é um componente intrínseco da aprendizagem, e , por conseqüência,
só faz sentido se for educativa, ou seja, servir para aprender melhor.
... (tem mais no texto)
Data: 08/11/98 Hora: 23:05 Máquina: noc.tche.br
Nome : Gilberto João Pavani
Endereco :
opiniao : proposta
para o ensino técnico
Data: 08/11/98 Hora: 23:17 Máquina: noc.tche.br
Nome : Eny Maria Moraes Schuch
Endereco : eschuch@orion.ufrgs.br
opiniao : Mecanismos
que tabulam apenas o número de participações não
me parecem significativos, apenas indicam a intensidade do uso das listas
ou quadros de discussão. Mais importante é o que é
dito, que pode ser buscado através de palavras-chaves que estejam
relacionadas ao conteúdo em questão, porém mesmo assim
há a possibilidade de enganos pois os alunos podem usá-las
em assertivas sem maior conteúdo.
Data: 08/11/98 Hora: 23:26 Máquina: noc.tche.br
Nome : Trazíbulo Henrique
Endereco :
opiniao : trechos
do trabalho de Pedro Demo
Data: 09/11/98 Hora: 09:44 Máquina: 143.54.41.164
Nome : Liane
Endereco :
opiniao : Taxonomia
de objetivos educacionais de Bloom
Data: 09/11/98 Hora: 09:49 Máquina: virgem.pgie.ufrgs.br
Nome : Carlos Zeve
Endereco : cmzeve@portoweb.com.br
opiniao : Avaliação
Este site mostra a implementação ferramentas para testes
usados para avaliação
em Virtual Classroom. Estas ferramentas ainda implementam uma reprodução
da avaliação
presencial via WWW. Estes exemplos servem como um ponto de partida
ou referência para
aprimoramento desta teconologia.
Data: 09/11/98 Hora: 09:57 Máquina: leao.pgie.ufrgs.br
Nome : Helena Sloczinski
Endereco : hs@logic.com.br
opiniao : AVALIAÇÃO Em qualquer circunstância,
a avaliação é um processo complexo que envolve muitas
variáveis e que nem sempre correspondem aos objetivos propostos.
No objeto da avaliação estão implícitos: comportamentos
cognitivos, afetivos e psicomotores. Estes comportamentos precisam ser
considerados no momento de elaboração do processo avaliativo.
Algumas questões precisam ser consideradas em qualquer tipo de trabalho
que se queira avaliar:
O processo de avaliação, como o processo de ensino, precisa considerar a realidade social que temos e que, cada vez mais, exige pessoas que tenham consciência de sua condição de eternos aprendizes, de estarem sempre se deparando com os mais diversos desafios e que precisam transpô-los, aprendendo e assimilando novas formas de se relacionar com o mundo natural e o construído.
Acredito que a avaliação precisa ser parte de um processo de aprendizagem e não, apenas, uma forma de medida que seleciona ou classifica e, muitas vezes, exclui pessoas que possuem condições de avançar. É mais difícil pensar em uma forma de avaliação, quando a aprendizagem é não presencial, porque alguns aspectos de acompanhamento ficam prejudicados, como o comportamento afetivo, a forma de interagir para concretização da aprendizagem com a máquina e com outras pessoas (grupo) que participam do mesmo processo.
O conteúdo, objeto de aprendizagem, também precisa ser considerado para o estabelecimento de critérios de avaliação. Alguns parâmetros avaliativos podem ser levantados para discussão:
Data: 09/11/98 Hora: 10:01 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.br
opiniao : Fiz alguns comentários sobre avaliação
a distância. Texto
de referência
AVALIAÇÃO - Ensino à Distância O Ensino à Distância veio para responder aos anseios de profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e na prática da utilização de novas estratégias para a melhoria do ensino, que, hoje, está, profundamente, afetado pelas tecnologias interativas de comunicação. Sabemos, também, que a nova LDB abre novas prespectivas e responsabilidades na área educacional, pois podemos falar na construção de uma prática refletida e crítica da Educação. Assim a Educação à Distância deixa de ser, por força legal a esporádica freqüentadora das sessões de orgãos normativos dos sistemas de ensino dedicadas a projetos experimentais para atender jovens e adultos excluídos do acesso e permanência na escola regular
Existem diferenças, não só na Metodologia do Ensino à Distância, onde as atividades são desenvolvidas usando-se:
Entre materiais disponíveis, que os alunos devem encontrar para sua avaliação de conhecimentos, podemos citar:
Data: 09/11/98 Hora: 10:02 Máquina: gemeos.pgie.ufrgs.br
Nome : Marlise Geller
Endereco : geller@ez-poa.com.br
opiniao : Projeto de
Avaliação Institucional
Modelo institucional de avaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.
Data: 09/11/98 Hora: 13:27 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração
do texto em anexo:
Teleducação
Teleducação
Data: 09/11/98 Hora: 13:29 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração
do texto em anexo:
Teleducação
- http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação
Data: 09/11/98 Hora: 13:32 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração
do texto em anexo:
Teleducação
- http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação
- http://www.castelobranco.br/cead/index.htm
Data: 09/11/98 Hora: 13:33 Máquina: peixes.pgie.ufrgs.br
Nome : Vera Maria Eder
Endereco : veder@music.pucrs.br
opiniao : URL pesquisadas, que serviram de subsidios para elaboração
do texto em anexo:
Teleducação
- http://www.castelobranco.br/cead/como.htm
Teleducação
- http://www.castelobranco.br/cead/index.htm
Nome : Loiva Cardoso de Zeni
Endereco : loivazen@mat.ufrgs.br
opiniao : Ainda
Avaliação
Nessa URL se pode encontrar uma resenha de alguns textos sobre
avaliação e uma lista enorme de publicações.
Data: 11/11/98 Hora: 17:39 Máquina: dl-pm5-11.poa.zaz.com.br
Nome : Eliane Schlemmer Grings
Endereco : elianes@vortex.ufrgs.br
opiniao : Avaliação
em EAD
La evaluación. Según Porlán "evaluar es diagnosticar
una situación con rigor para poder tomar decisiones sobre la misma.
Calificar es premiar o sancionar públicamente a una persona a través
de la cuantificación numérica de su saber" (PORLAN, 1994).
Es realizar un seguimiento riguroso e investigativo del desarrollo práctico
de la hipótesis curricular abierta y flexible propuesta en la programación
de su poder de adaptación a la realidad, de los problemas que genera
y de los resultados que se producen (esperados y no esperados). Por lo
tanto la evaluación es el motor del cambio curricular y de nuestro
desarrollo profesional. Es una forma de motivar a las personas hacia su
propia realización. Es un proceso de verificación del cambio
o de la transformación del objeto de conocimiento.
Es imprescindible que los alumnos tengan un papel más activo en el proceso evaluativo, que los docentes y estudiantes aprendan a revisar constantemente sus esquemas referenciales a partir de la nueva información adquirida. En primera instancia es el docente quien debe superar sus propias limitaciones para investigar y transformarse. La evaluación es un proceso de retroalimentación para tomar decisiones administrativas y académicas. Es por esta razón que ella debe ser permanente, de carácter formativo e institucional. A través del trabajo de los colectivos académicos se irán formalizando las pruebas institucionales para los respectivos cursos programáticos.
La autoevaluación, la coevaluación y la evaluación institucional, serán las estrategias que complementarán el proceso de construcción del conocimiento, de diálogo de saberes y de formación integral. "La evaluación deberá girar en torno a la comprensión de sí misma como: Una forma de motivar a las personas hacia su propia realización. Un proceso de retroalimentación y autorregulación para la toma de decisiones no solo administrativas sino de promoción. Un proceso contínuo de mejoramiento. Una forma de reconocimiento público sobre la pertinencia social de un programa o una institución. Una forma de comprender y buscar la equidad y la construcción permanente de los factores intersubjetivos y contextuales que operan en la educación superior. Una forma de adquirir los apoyos financieros requeridos para la vida académica de las instituciones. Una forma de lograr reconocimiento por las calidades académicas, el empeño y esfuerzo intelectual que la sociedad reconoce para el desarrollo." (FORERO, 1995)
La autoevaluación permite a una institución definir en qué medida su ser y quehacer se aproxima al ideal propuesto en su visión, misión y proyecto educativo institucional. La Universidad como institución de formación, orientación profesional y construcción de conocimiento y cultura, debe desarrollar en forma cotidiana la evaluación de procesos, productos y desempeños en su quehacer institucional diario. De esta forma, desarrollará una misión dinámica y ofrecerá servicios educativos de alta calidad y competitividad.
La Universidad y el IDEAD deben establecer estándares de calidad
del servicio y del desempeño laboral, para saber si se acerca, se
aleja o permanecen estáticos frente a los índices de calidad
predeterminados, y así, trazar mecanismos y estrategias de mejoramiento.
La institución, desde su interior y a partir de una dinámica
de la cual es la directa responsable, podrá mostrar un recorrido
en el que ella, en ejercicio de su autonomía para definir su organización,
estructuras, procesos y programas, se hace responsable de la búsqueda
permanente de la calidad. El objetivo de la autoevaluación se puede
alcanzar si se plantean y desarrollan estrategias y mecanismos de cambio
de mentalidad y acciones de capacitación en relación con
el verdadero sentido de importancia que tiene el aplicar procesos permanentes
y democráticos de evaluación y autorregulación para
mejorar la calidad del trabajo personal y colectivo, así como saber,
si los programas y la institución, están logrando los fines
y propósitos que se han trazado a través de su misión;
operacionalizados a través de los planes educativos institucionales
en el marco de los proyectos educativos programáticos (PEP). Outros
endereços:
Programas de EAD